Skip to content

Região

Moradores do Rio acreditam em leis mais duras para segurança

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


Entrega de viaturas para a PMERJ e PECERJ 1
Viaturas da PM no Estado do Rio. Foto: Arquivo Plantão Enfoco



Um estudo realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revela que 18,4% dos fluminenses consideram que aprovar leis mais duras e penas mais longas a criminosos é a melhor solução para melhorar a segurança pública do estado.



Já 12,6% dos entrevistados acreditam que a melhor opção seria aumentar as verbas para saúde e educação; e 11,6% combater a corrupção.



Quando convidado a escolher uma segunda melhor opção, a aprovação de leis mais duras e penas mais longas a criminosos também foi a mais citada entre os pesquisados (12,4%). A terceira melhor opção apontada foi gerar mais empregos para a população (14,6%).



Na lista, aparecem também soluções que envolvem a polícia. Por exemplo, 23,6% colocaram a melhoria das condições de trabalho dos policiais com novas viaturas, armas potentes e delegacias e postos policiais bem equipados como a primeira, segunda ou terceira melhor alternativa para resolver o problema da criminalidade.



Além disso, 17,8% apontaram a integração entre as polícias estadual e federal como opção; enquanto 15,2% acreditam que seja colocar mais policiais na rua; e 14,6% optaram pelo melhor treinamento e qualificação dos policiais.



Outras opções que também são citadas pelos cidadãos são: implementar mais programas de primeiro emprego para jovens (28,2%); combater o tráfico de drogas (22,2%); e dar mais opções de lazer e atividades para as crianças de 7 a 14 anos fora do horário escolar (18,2%). Além disso, 90,6% da população se disse a favor de programas para crianças fora do período escolar.



Quando perguntados sobre soluções para o problema da violência, 61,8% dos entrevistados optaram pela resposta “a melhor solução para a criminalidade e a violência é prestar mais atenção sobre a condição de vida da população, porque sem moradia, saúde, educação e emprego, o jovem sempre vai ver o crime com uma das únicas opções para melhorar sua vida”.



Por outro lado, 32,8% responderam acreditar que o melhor é “uma política de segurança pública forte com policiais mais inteligentes e mais bem pagos, leis e punições mais severas e muito mais presídios de segurança máxima”.



As duas opções não agradaram a 3,4% dos entrevistados, que acreditam em outras soluções. E outros 2% optaram por não responder.



A pesquisa ouviu 500 cidadãos fluminenses, entre os dias 5 e 8 de agosto.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Hospital de São Gonçalo atende 96 vítimas de acidentes com motos no fim de semana
Segurança Pública

Adolescente baleada na boca em Cabo Frio segue internada

Equipes do Corpo de Bombeiros atendem ocorrência de queda de asa-delta na pista de pouso de São Conrado, no Rio.
Rio

Queda de asa-delta deixa duas pessoas em estado grave em São Conrado, no Rio

Baleia-jubarte emerge no litoral de Abrolhos, na Bahia, durante expedição de monitoramento e pesquisa científica.
Brasil & Mundo

População de baleias-jubarte cresce de 1,5 mil para 35 mil em 30 anos

Motorista baleado no Heat em São Gonçalo. Polícia investiga
Segurança Pública

Três pessoas são baleadas em ocorrências distintas em São Gonçalo