Skip to content

Entretenimento

Espetáculo infantil sobre Oxóssi é sucesso de público no Rio

Redação | Publicado em:

Divulgação / Vinícius Tognarelli



Após uma temporada de grande sucesso, o espetáculo infantil “Oxóssi – O Guardião é Popular”, encenada pela Cia. de Dança Tambor de Cumba, encerrou sua circulação pelos palcos do Rio de Janeiro.

O espetáculo, que mescla dança, teatro e cultura afro-brasileira, passou por diversos teatros e arenas culturais, levando ao público a história de Oxóssi, o orixá caçador, protetor e guardião das florestas, em uma narrativa envolvente e repleta de ensinamentos.

A temporada começou no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, em abril, e seguiu por importantes palcos da cidade do Rio e do Estado: Arena Fernando Torres, Teatro Cacilda Becker, Teatro Municipal Gonzaguinha, e encerrou na Areninha Cultural Gilberto Gil, no final de agosto.

Além das sessões voltadas ao público geral, o projeto se destacou por suas atividades educativas e inclusivas. Diretora da companhia, Aninha Catão ressaltou a importância dessas ações:

“Conseguimos levar o espetáculo para arenas, teatros e escolas com sessões infantis, promovendo a vivência cultural desde cedo. E o contato direto com educadores na vivência de contação de histórias africanas fortalece a valorização da cultura afro-brasileira nas práticas pedagógicas”, disse Aninha.



A temporada também incluiu uma Oficina de Dança Afro para Pessoas com Deficiência (PCD), ampliando a acessibilidade e a inclusão, conforme destacou Aninha Catão:

“Fazer uma oficina voltada para PCD foi transformador. Vimos o quanto a dança e a cultura afro podem ser instrumentos de conexão e expressão para todos, independentemente das suas limitações físicas”, afirmou.

Com patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do Edital Pró Carioca viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto consolidou-se como uma importante ação cultural e social, promovendo a inclusão e o acesso à arte e à cultura afro-brasileira em diversos territórios da cidade.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

São Gonçalo

São Gonçalo leva vacinação à Ceasa nesta quarta; veja quais doses estarão disponíveis

A teia que levou à prisão dos seis suspeitos começou a ser desfeita em julho, quando o primeiro acusado, um assessor parlamentar, foi preso em flagrante pelo estupro de vulnerável de uma jovem de 16 anos, no bairro de Icaraí, em Niterói.
Segurança Pública

Investigação revela esquema de abusos, ameaças e chantagem contra adolescentes em Niterói e região; há presos

Prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli desabafa sobre suspeita de câncer
Itaboraí

Prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli desabafa sobre suspeita de câncer

Grupo é preso com arma e drogas durante ação policial em São Gonçalo
Segurança Pública

Ação da PM termina com oito presos e apreende pistola 9 mm em São Gonçalo