Skip to content

Brasil & Mundo

Vaticano divulga causa da morte do papa Francisco

Redação | Publicado em:

Vatican Media - Divulgação



O Vaticano informou, nesta segunda-feira (21), que a morte do papa Francisco foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e por insuficiência cardíaca. De acordo com o boletim médico, Francisco entrou em coma e sofreu um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35 no horário de Roma (2h35 em Brasília), na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice.

A certidão médica registra que o quadro foi agravado por uma pneumonia bilateral, múltiplas bronquiectasias, hipertensão e diabetes tipo II. A confirmação da morte foi feita por meio de um registro eletrocardiotanatográfico, método padrão utilizado pelo Vaticano em casos dessa natureza.



Seu legado 

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica. Durante os últimos 40 dias, enfrentou sucessivos problemas respiratórios e chegou a ser internado, mas participou de atividades públicas nos dois dias que antecederam sua morte. No sábado (19), esteve em uma celebração na Basílica de São Pedro; no domingo (20), abençoou fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O anúncio oficial da morte foi feito pelo cardeal Kevin Farrell. Segundo ele, o papa “partiu em serenidade, deixando um legado espiritual e humano de valor incalculável”.

Eleito em 2013, Francisco conduziu um pontificado marcado por reformas administrativas, aproximação com outras religiões, defesa dos direitos dos pobres e proteção ao meio ambiente. Sua gestão também ficou marcada por falas abertas sobre temas delicados dentro da Igreja e por gestos de simplicidade, como a recusa ao Palácio Apostólico e a escolha por uma vida discreta na Casa Santa Marta.

Na última mensagem pública, feita no domingo de Páscoa, Francisco exortou líderes globais a rejeitarem o medo e priorizarem os mais vulneráveis. A fala sintetizou um dos pilares de seu papado: a busca por uma Igreja mais próxima do povo.

O corpo será velado a partir desta terça-feira (22), na Basílica de São Pedro. A data do funeral ainda não foi divulgada. Com a morte do pontífice, a Igreja entra oficialmente no período de Sé Vacante, que antecede o conclave para a eleição de um novo papa.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Niterói sedia Congresso Brasileiro de Energia Solar
Niterói

Niterói dá passo à tecnologia e sedia Congresso Brasileiro de Energia Solar

Niterói encerra Mês da Pessoa Idosa com roda de samba neste sábado (31)
Entretenimento

Niterói encerra Mês da Pessoa Idosa com roda de samba neste sábado (31)

Após dizer que deixaria o Brasil, Rico Melquiades anuncia candidatura pelo PL e promete disputar próxima eleição
Celebridades

Após dizer que deixaria o Brasil, Rico Melquiades promete se candidatar pelo PL nas próximas eleições

Adolescente é linchado após atropelar idoso em Botafogo
Segurança Pública

Idoso é atropelado por bike elétrica e adolescente acaba agredido no Rio