Skip to content

Esportes

Que zebra! Argentina perde de virada na estreia da Copa do Mundo

Redação | Publicado em:

Reprodução/Redes Sociais

 





image


generate image?eliteImageId=46395&web=true&timestamp=1669119492934




align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen








left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

Pintou a primeira zebra da Copa do Mundo do Catar! No primeiro jogo desta terça-feira (22), no Estádio Lusail, na abertura do Grupo C, a Argentina saiu na frente com Lionel Messi mas acabou sofrendo a virada da modesta Arábia Saudita. Os gols foram marcados por Al-Shehri e Al-Dawsari.

Com amplo favoritismo para o duelo inaugural da chave, os argentinos começaram numa pressão intensa. Em jogada pela direita com cruzamento para a área, a bola sobrou no pé de Lionel Messi no primeiro minuto. Ele colocou no canto e o goleiro Al-Owais fez sua primeira grande defesa.

A estratégia inicial do técnico Lionel Scaloni era ter Papu Gómez e Di María bem abertos nas pontas para dar amplitude e abrir a defesa saudita, que armava um ferrolho à frente da área – visto que um empate já seria considerado grande resultado.

Na tentativa de parar os avanços dos hermanos, a equipe da Arábia cometia muitas faltas próximas do último terço. Em uma das bolas alçadas, o volante De Paul foi segurado pelo volante Kanno. O árbitro foi chamado ao VAR e confirmou a penalidade.

Na cobrança, aos 9 minutos, o craque Lionel Messi bateu com muita categoria, praticamente rolando a bola no cantinho, com o goleiro Al-Owais caindo para o outro. Foi o primeiro gol do baixinho na estreia de sua quinta Copa do Mundo da carreira.

Depois do gol relâmpago, a Arábia Saudita até tentou sair para o jogo em busca do empate. Os passes longos nas costas dos laterais eram as principais tentativas para um time que não tem tanta criatividade a partir da zona central do meio de campo.

Os argentinos optaram por aceitar a pressão, recuar um pouco as linhas e tentar aproveitar os muitos espaços deixados pelo adversário para contra-atacar. Em lançamento vindo do campo de defesa aos 22, Messi disparou e marcou mais um – mas o lance foi anulado por impedimento.

Aos 26, mais um gol anulado dos hermanos. Em linda enfiada de bola de Papu Gómez, Lautaro Martínez invadiu a área e deu bonito toque por cima do goleiro. No entanto, na checagem do árbitro de vídeo, foi detectado um impedimento milimétrico na origem da jogada.

A quantidade de jogadores fora de jogo não era um acaso, mas sim uma estratégia da Arábia Saudita – que jogava com as linhas muito altas para dificultar as subidas em velocidade dos sul-americanos. Foram seis impedimentos em menos de 30 minutos.

O cenário voltou a se repetir aos 34 minutos. Lionel Messi fez boa jogada individual e enfiou para Lautaro, que driblou o goleiro e empurrou para as redes. Desta vez ele nem saiu para comemorar, percebendo a posição irregular – confirmada pelo bandeirinha. 

O primeiro tempo chegou ao fim com um 1 a 0 magro no placar e três gols anulados. A Argentina não teve uma grande atuação, mas jogou o suficiente para os três pontos. Por outro lado, o goleiro Emiliano Martínez foi mero espectador e sequer encostou na bola.

Segundo tempo

A etapa complementar começou com uma grande surpresa. Logo aos 3 minutos, após roubada no meio-campo, o atacante Al-Shehri foi lançado pela esquerda, invadiu a área, ganhou do zagueiro Romero na velocidade e chutou cruzado, mandando no cantinho e empatando o jogo.

O gol empolgou os árabes, que partiram para cima. A zebra pintou aos 8 minutos, quando Al-Dawsari pegou rebote na ponta esquerda, ganhou de três defensores e bateu cruzado na gaveta. Martínez ainda triscou nela, mas não evitou a virada – para delírio das arquibancadas.

Sentindo a virada sofrida em apenas oito minutos, a Argentina começou a errar muitos passes. A bola queimava nos pés dos hermanos, que não conseguiam mais criar tramas ofensivas como no primeiro tempo.

O panorama do confronto fez com que o técnico Scaloni fizesses três alterações já aos 13 minutos. Entraram Enzo Fernández, Júlian Álvarez e Lisandro Martínez nos lugares de Paredes, Papu Gómez e Cristian Romero. 

Aos 17 minutos, no início da pressão pelo gol de empate, a Argentina quase marcou com Tagliafico. De Paul cruzou em arco, Otamendi chutou cruzado e o lateral tentou empurrar para a rede, parando em grande defesa de Al-Owais.

Mesmo tendo maior posse de bola, a Albiceleste não conseguia aumentar seu volume de jogo. O bom futebol mostrado antes do Mundial desapareceu, com toques laterais, poucas infiltrações e um Messi até então apagado na região central do campo.

A 10 minutos do fim, a torcida argentina, que começou a partida apoiando a plenos pulmões, já vaiava alguns jogadores e demonstrava impaciência com a quantidade de erros. Uma cobrança de falta de Messi muito longe da meta simbolizava a atuação dos hermanos.

A principal chance de empate dos hermanos aconteceu aos 46 minutos da segunda etapa. Após bate-rebate na área, com o goleiro já caído, o centroavante Julián Álvarez chutou para o gol aberto e o zagueiro Al-Amri cortou em cima da linha. 

Com a derrota, além da desilusão na partida de abertura, a Argentina viu cair por terra uma invencibilidade de 36 partidas. A equipe sul-americana não perdia desde 2019. Os hermanos não perdiam em uma estreia de Copa do Mundo desde 1990, na Itália.

Diante do resultado, a Argentina segura a lanterna do Grupo C enquanto a Arábia Saudita assume a liderança provisória. Ainda nesta terça, México e Polônia se enfrentam às 13h, completando a primeira rodada da chave. 

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Médica vira ré por morte de paciente após lipoescultura em São Gonçalo
Segurança Pública

Médica vira ré por morte de paciente após lipoescultura em São Gonçalo

Gerente de mercado vai parar na delegacia após ação do Procon no Rio
Interior

Gerente de supermercado vai parar na delegacia após ação do Procon no Rio

Segurança Pública

Major do Exército é baleado na barriga após entrar por engano em rua com barricada

Polícia fecha o cerco, captura três acusados de tráfico e apreende um fuzil na Vila Ipiranga, em Niterói
Segurança Pública

Polícia fecha o cerco, captura três acusados de tráfico e apreende um fuzil na Vila Ipiranga, em Niterói