Skip to content

Entretenimento

Portela agora é Patrimônio Imaterial do Estado do Rio

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


Quadra da Portela Karina Cruz Plantao Enfoco 15
Lei sancionada tem como finalidade a preservação cultural do samba e da azul e branco. Foto: Karina Cruz



O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela agora é Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que prevê a Lei 9505, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial. A medida tem como finalidade a preservação cultural do samba, da música e da história, bem como a divulgação do local dos ensaios da azul e branco.



“As escolas de samba já são patrimônio cultural da cidade, com seus desfiles atraindo milhares de pessoas à Sapucaí todos os anos. Reconhecer, agora, a Portela como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro corrobora a importância da cultura para o nosso estado. Além disso, a azul e branco de Madureira é a mais antiga escola de samba em atividade permanente nos dias de hoje”, destaca o governador Cláudio Castro.



A Majestade do Samba — como também é chamada — é referência do Carnaval carioca e celeiro de grandes compositores, sendo a única escola que participou de todos os desfiles na cidade. Também é parte integrante dos roteiros turísticos de quem visita a capital fluminense. A lei é derivada de proposta do deputado Dionísio Lins (PP).


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Rio

Rio terá transporte gratuito para estudantes nos dois dias do Enem

Feira da Agricultura Familiar em Itaipuaçu acontece neste sábado, das 8h às 13h, no Barroco, com alimentos frescos e produtos locais.
Maricá

Maricá realiza Feira da Agricultura Familiar neste sábado em Itaipuaçu

Segurança Pública

Até quando? O sofrimento que atravessa o tempo de quem espera por justiça

Família de Marielle Franco denuncia ataques racistas em grupo de WhatsApp da PUC-Rio
Rio

Família de Marielle Franco denuncia ataques racistas em grupo de WhatsApp da PUC-Rio