Pacientes e acompanhantes vivem momentos de tensão no Hospital do Câncer e do Coração, no bairro Pacheco, em São Gonçalo, por causa de quedas constantes de energia elétrica registradas desde a última segunda-feira (12). Segundo relatos, a interrupção é constante, provocando a interrupção e o adiamento de procedimentos médicos, inclusive cirurgias.
A situação tem causado indignação entre quem depende do atendimento da unidade municipal. Uma acompanhante, que prefere não se identificar, relatou ao ENFOCO o desespero ao ver o procedimento da mãe ser interrompido por causa da falta de energia nesta terça (13).
“A coisa está horrível aqui. Nos últimos 10 minutos, a luz caiu umas 30 vezes. O procedimento da minha mãe foi interrompido de manhã. E agora à tarde está pior. Os funcionários tentam resolver no gerador. Vi um clima de tensão ali na frente, porque por algum motivo o gerador não está dando conta. Eles cancelaram todas as cirurgias”, desabafou.
Segundo funcionários, o gerador estaria sobrecarregado e não consegue sustentar o funcionamento da unidade diante das quedas frequentes, o que tem levado à suspensão de atendimentos e aumentado o medo entre pacientes, principalmente os que aguardam procedimentos mais delicados. Abaixo, veja o vídeo gravado na segunda (12), por volta de 14h30:
Nos corredores, o clima é de apreensão. Familiares cobram respostas e temem que a instabilidade elétrica coloque vidas em risco.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo informou ao ENFOCO que “precisou adiar exames, cirurgias e procedimentos agendados para esta terça-feira (13) por prevenção” após as constantes quedas de energia.
Ainda segundo a nota, a ‘concessionária Enel foi notificada e ainda hoje, um novo gerador será instalado na unidade’. A secretaria também reitera que ‘os equipamentos essenciais à vida dispõem de baterias internas e sistemas de autonomia energética, garantindo assistência, sem risco aos pacientes internados ou em acompanhamento’.
‘Todos os exames, cirurgias e procedimentos adiados já estão sendo reprogramados, com prioridade e organização, para execução imediatamente após a estabilização definitiva do fornecimento energético’, finaliza o órgão.
Procurada, a concessionária de energia elétrica Enel, informou que a própria direção do hospital solicitou nesta terça (13) apoio de uma equipe técnica da distribuidora para realizar o desligamento temporário do fornecimento de energia, necessário à realização de um reparo interno da unidade.