Quem passou pela Praça Doutor Luiz Palmier, no Centro de São Gonçalo, na manhã deste sábado (6), foi surpreendido por uma apresentação diferente. Cerca de 40 alunos do projeto CRIA SG transformaram o espaço público em um palco a céu aberto durante um flashmob inspirado na Copa do Mundo.
Vestidos de azul, verde e amarelo, os participantes das turmas de ballet, jazz e dança contemporânea realizaram uma coreografia ao som de “Todo Mundo”, de Gaby Amarantos e Monobloco, chamando a atenção de pedestres e comerciantes da região.
A ação marcou a primeira experiência do grupo com o formato de flashmob e foi organizada para coincidir com o último amistoso da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo. A canção fala sobre gol, vitória e união.
Segundo o coordenador do CRIA SG, Fabrício Sales, a ideia foi levar a arte para além das salas de aula e dar visibilidade ao projeto gratuito.
“O projeto existe há três anos e pensamos em tirar os alunos da sala de aula, com uma apresentação parando a cidade. Também estamos dando visibilidade ao projeto, que ajuda muitas pessoas”, afirmou.
A professora Rayanne Rodrigues, responsável pela montagem da coreografia ao lado do coreógrafo Brayan Estarneck, destacou o envolvimento dos alunos na iniciativa.
“Essa coreografia foi pensada junto com o coreógrafo Brayan Estarneck e, quando contamos aos alunos, eles logo embarcaram na ideia e deram esse show aqui hoje. As aulas do CRIA SG mudam vidas, são muitas pessoas de várias idades e ideias. Os adultos, então, não tiveram essa chance quando mais novos e se redescobrem na arte, na dança”, contou.

Entre os participantes estava Ana Luiza Pereira, de 23 anos, aluna de ballet clássico adulto há dois anos. Ela destacou que a apresentação reforçou o sentimento de união entre os integrantes.
“Estou há dois anos, me sinto desafiada no bom sentido, crescendo, conectada comigo mesma. O flashmob de hoje me mostrou que nós, alunos, estamos unidos como grupo, o que a dança também ensina. Pegamos na mão daqueles que estavam com vergonha hoje e seguimos juntos. Foi muito legal! Adorei a prática de sair da sala de aula e estar diante da população”, contou.
A Prefeitura informou que novas apresentações semelhantes poderão acontecer nas próximas semanas. O CRIA SG oferece cursos gratuitos de ballet, jazz, dança contemporânea, teatro, violão, dança de salão, graffiti e locução em diferentes espaços culturais do município.