Skip to content

Maricá

Registro mostra baleias-jubarte dando show no litoral de Maricá; vídeo

André Silva | Publicado em: - Atualizado 5 meses atrás

Registro mostra baleias-jubarte dando show no litoral de Maricá; vídeo
Foto: Reprodução
Animais foram registrados diante da Praia de Itaipuaçu – Vídeo: Adriano Marçal

Quem passou pela Praia de Itaipuaçu, em Maricá, na manhã desta segunda-feira (8), encontrou um cenário diferente no litoral fluminense. Três baleias-jubarte foram vistas próximas à costa, protagonizando uma sequência de saltos e esguichos que chamou a atenção de moradores e frequentadores da praia.

O registro foi feito pelo fotógrafo Adriano Marçal, morador da região. No vídeo, as jubartes aparecem lançando esguichos de água e batendo a cauda no mar enquanto nadam próximas à costa. Ao fundo, a Pedra do Elefante, um dos principais cartões-postais da cidade, completa a paisagem e torna a cena ainda mais marcante para quem acompanhava o espetáculo natural.

A presença das jubartes no litoral do estado faz parte de um movimento que se repete todos os anos. A partir do segundo trimestre, os animais começam a ser avistados entre o litoral de São Paulo e o Rio Grande do Norte, período que marca a temporada de migração da espécie.

No Rio de Janeiro, os encontros costumam se tornar mais frequentes entre junho e agosto, quando grupos de baleias cruzam a costa fluminense durante a viagem rumo ao Nordeste.

Segundo estimativas de pesquisadores, cerca de 35 mil jubartes passam pelo litoral brasileiro ao longo desse período. Os animais deixam as águas geladas da Antártica e seguem em direção ao Banco dos Abrolhos, no sul da Bahia, uma das principais áreas de reprodução da espécie no Atlântico Sul.

Além da busca por águas mais quentes para reprodução e nascimento dos filhotes, a migração permite que as jubartes escapem das baixas temperaturas do extremo sul do continente. Durante o trajeto, avistamentos como o registrado em Maricá costumam transformar praias e embarcações em pontos de observação privilegiados do espetáculo natural.

André Silva

Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics. Instagram: @andrre.sillva

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Celina Leão
Política

Governadora Celina Leão é reeleita no Distrito Federal

Niterói

Interdição na orla de Icaraí, em Niterói, começa na terça-feira; entenda

Filas no para ônibus em São Gonçalo
Região

RJ tem PM detido por vender voto no Rio, redução de ônibus em SG e morte em Maricá

Segurança Pública

Grupo é acusado de intimidar eleitores em Niterói; vídeo flagra agressão