Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática prenderam, nesta terça-feira (23), um homem investigado por comandar um esquema de “gatonet” no município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A captura ocorreu em Magé, na Baixada Fluminense, durante mais uma fase da Operação Rede Segura.
Segundo as investigações, o suspeito integrava há mais de duas décadas uma estrutura criminosa voltada à exploração ilegal de serviços de TV por assinatura, com atuação consolidada na região norte do estado.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo possuía uma estrutura completa para a distribuição clandestina de sinal de TV, incluindo central de operações, estoque de cabos, equipamentos técnicos, veículos e equipe de instaladores.
As apurações também apontam que materiais furtados, como cabos de rede, eram utilizados nas instalações irregulares, ampliando o alcance do serviço ilegal e reduzindo custos da operação criminosa.
O investigado já havia sido preso em flagrante anteriormente por transporte de grande quantidade de cabos e equipamentos utilizados na prática do “gatonet”. Apesar disso, respondeu em liberdade e voltou a atuar no mesmo esquema.
Segundo a polícia, o homem também descumpriu medidas judiciais e estava foragido após deixar de cumprir penas restritivas de direitos impostas pela Justiça.
Após trabalho de inteligência, agentes localizaram o suspeito em sua residência no município de Magé. Ele foi preso sem resistência e encaminhado à delegacia responsável pelo caso.
O homem vai responder pelo crime de desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicação, além de outras possíveis infrações que ainda estão sendo analisadas no decorrer da investigação.