Skip to content

Niterói

Niterói terá nova base da Guarda Municipal no Centro

Ezequiel Manhães | Publicado em: - Atualizado 4 meses atrás

Objetivo é reforçar a presença operacional da Guarda Municipal na região central. Foto: Divulgação

Niterói vai ganhar uma nova base da Guarda Municipal no Centro da cidade. A Prefeitura decretou a desapropriação de um terreno na Avenida Visconde do Rio Branco, nº 137, no loteamento Jardim Fluminense, ao lado do Terminal João Goulart, para viabilizar a construção da nova sede da Inspetoria Regional da corporação.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (SEOP), o valor da desapropriação ainda será definido após a conclusão das avaliações técnicas e dos trâmites legais previstos no Decreto nº 826/2026, que também autoriza medições e estudos no imóvel. O cronograma de obras será divulgado posteriormente.

A nova unidade terá função estratégica de comando e apoio às operações da Guarda Municipal no Centro, ampliando a presença operacional da corporação em uma região de grande circulação.

A escolha do terreno considera sua localização no principal eixo de mobilidade urbana da cidade, com acesso facilitado a corredores viários, o que deve contribuir para mais agilidade no atendimento de ocorrências e redução do tempo de resposta das equipes.

Questionada pelo ENFOCO, a Prefeitura informou que a iniciativa está alinhada às diretrizes de requalificação do eixo Orla-Centro e ao fortalecimento do entorno do Caminho Niemeyer, além de integrar ações voltadas à revitalização do Centro. A proposta também busca incentivar a ocupação de uma área atualmente subutilizada e fortalecer a integração entre os setores comercial, logístico e cultural da região.

A SEOP afirma que a nova sede reforça a estratégia de descentralização das Inspetorias Regionais, aproximando a Guarda Municipal da população e ampliando sua presença institucional. A medida integra o Pacto Niterói Contra a Violência.

Atualmente, a Guarda Municipal conta com cinco Inspetorias Regionais: Centro, Icaraí, São Francisco, Fonseca e Piratininga. Além de unidades especializadas como Patrulha Guardiã Maria da Penha, Patrulha Escolar, Trânsito, Ações Táticas e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

Ezequiel Manhães

Jornalista com experiência em hard news e produção audiovisual, tendo como foco reportagens factuais, especiais e conteúdos multimídia. Atua com rapidez, comprometimento e precisão na apuração, tendo como destaques coberturas de temas como política, economia, cidades, segurança pública e comportamento. LinkedIn: @ezequiel-manhães-b073921b3

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Governador eleito, Douglas Ruas diz respeitar decisão dos eleitores no 2º turno e destaca vitória do PL no país
Política

Governador eleito, Douglas Ruas diz respeitar decisão dos eleitores no 2º turno e destaca vitória do PL no país

Papa Leão XIV é liberado para viajar após cirurgia contra câncer no pulmão
Brasil & Mundo

Papa Leão XIV é liberado para viajar após cirurgia contra câncer no pulmão

Flávio Bolsonaro tem passaportes apreendidos pela PF
Brasil & Mundo

PF apreende passaportes de Flávio Bolsonaro

Trump questiona resultado da eleição no Brasil e diz que gosta de Lula: 'Fraudada'
Brasil & Mundo

Trump questiona eleição no Brasil, mas diz gostar de Lula: ‘Fraudada’