Cinquenta trinca-ferros que haviam sido retirados do tráfico de animais silvestres foram devolvidos à natureza nesta terça-feira (25) pela Polícia Federal (PF). A soltura ocorreu após as aves passarem por um período de recuperação no Instituto Vida Livre, responsável pelo acompanhamento dos animais.
Os pássaros foram apreendidos no dia 4 de agosto, durante uma ação da PF na Ponte Rio-Niterói. Na ocasião, dois homens foram presos em flagrante enquanto transportavam as aves de maneira irregular.
A apreensão está relacionada à atuação da Delegacia de Meio Ambiente (DMA) no combate ao comércio ilegal de animais silvestres. O trabalho é parte dos desdobramentos da Operação Segundo Mandamento, deflagrada em setembro de 2025 para investigar uma rede de tráfico de fauna que utilizava aplicativos de mensagens e feiras livres no estado do Rio de Janeiro.
Depois do resgate, os trinca-ferros foram encaminhados ao Instituto. Durante o período de reabilitação, os animais receberam os cuidados necessários para que pudessem voltar às condições adequadas para viver em liberdade.
Com a recuperação concluída, as 50 aves foram soltas novamente na natureza, na mesma extensão de área em que haviam sido capturadas. A devolução foi acompanhada pela organização responsável pela reabilitação.
Segundo a PF, a iniciativa integra as ações permanentes da Delegacia de Meio Ambiente contra o tráfico de fauna silvestre. Além de interromper o comércio ilegal, o trabalho busca preservar as espécies e permitir que animais resgatados retornem ao ambiente natural sempre que houver condições para isso.