Skip to content

Região

Rio de Janeiro entra no alerta vermelho para chegada de onda de calor

João Alves | Publicado em: - Atualizado 4 semanas atrás

Inmet alerta onda de calor severa para o Rio de Janeiro
Elevação severa nas temperaturas é resultado da primeira onda de calor da primavera. Foto: Marcelo Eugênio / Arquivo / Enfoco

Apesar da chuva que virou rotina dos cariocas e demais moradores do Rio de Janeiro em setembro, a chegada do calor, prevista já para este fim de semana, deve virar não só o tempo, mas também a vida de quem mora na Região Metropolitana do estado. Nesta quinta-feira (24), mais da metade do território fluminense entrou em alerta vermelho no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para uma onda de calor grave, que promete elevar severamente as temperaturas dos municípios.

O alerta é válido das 12h deste sábado (26) até às 18h da próxima quarta-feira (30). Neste período, conforme divulgado pelo Inmet, o estado deve apresentar uma elevação brusca de 5°C acima da média, com ou sem presença de chuva.

Segundo o radar do instituto, todo o território sul do Rio de Janeiro deve sofrer com a chegada do calor, incluindo parte do Leste Fluminense, como os municípios de Niterói e São Gonçalo. Parte das cidades de Itaboraí e Maricá também aparecem no mapa e devem ser afetadas, apenas não por completo.

Regiões do Rio de Janeiro que serão afetadas pelo calor.
Região do Rio de Janeiro que deve ser afetada pela onda severa de calor. Foto: Inmet

O alerta vermelho é o mais grave dentro dos métodos de sinalização utilizados pelo Inmet, indicando grande perigo e sério risco à vida. A orientação do instituto é que moradores das regiões afetadas se preservem e evitem exposição prolongada ao calor e, em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil (193).

Centro-Sul do país em alerta

Como é possível observar no mapa, não é apenas o Rio de Janeiro que entra no alerta vermelho de severidade do Inmet. Segundo o instituto, toda a região Centro-Sul do Brasil deve abrir os olhos para a chegada da onda de calor.

Além do estado fluminense, entraram no aviso estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e outros. Entre eles, regiões populares de transição como o Vale Paraíba, o Triangulo Mineiro e a Zona da Mata também foram colocados em atenção.

Previsão no Rio de Janeiro

Vivendo seu setembro mais chuvoso em 29 anos, os cariocas tiveram, até esta quarta-feira, dia 24, cerca de 20 dias de pancadas de chuva na cidade do Rio de Janeiro. Diante do cotidiano chuvoso e do recorde de ácumulo de água quebrado, o tempo ainda pode ser confuso para quem vive na cidade maravilhosa, mesmo com o alerta severo de calor.

Segundo a previsão do Sistema Alerta Rio, a chuva e o mau tempo deve se prolongar até amanhã, sexta-feira (25), trazendo pancadas principalmente durante a madrugada e tarde. No sábado (26), porém, o céu devem, por fim, abrir e as temperaturas devem aumentar, saltando cerca de 4°C nas máximas.

Previsão do tempo, feita pelo Sistema Alerta Rio, para a capital do Rio de Janeiro.

Para o domingo (27), o tempo deve se firmar na elevação das temperaturas, sem presença de chuva, e com presença de poucas nuvens no céu.

A segunda-feira (28) chega para confundir os cariocas, já que o tempo aparece ainda quente no radar meteorológico no Sumaré, mas com possibilidade de pancadas isoladas de chuva durante a noite.

João Alves

Amante do cinema, se descobriu no jornalismo através de conversas e boas histórias. É focado em contar os relatos de quem vive o dia a dia no Rio de Janeiro, sempre atento às denúncias dos leitores.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Preso em operação bilionária no Rio com Canella, policial ganha prisão domiciliar
Segurança Pública

Preso em operação bilionária no Rio com Canella, policial ganha prisão domiciliar

Niterói vai recuperar teatro histórico fechado há mais de três décadas
Niterói

Niterói vai recuperar teatro histórico fechado há mais de três décadas

Papa Leão XIV reaparece após cirurgia no pulmão e promete voltar à rotina aos poucos
Brasil & Mundo

Papa Leão XIV reaparece após cirurgia no pulmão e promete voltar à rotina aos poucos

Dupla é presa com drogas escondidas em carne e feijão em presídio do Rio
Segurança Pública

Dupla é presa com drogas escondidas em carne e feijão em presídio do Rio