Skip to content

Brasil & Mundo

INSS vai pagar afastamento de mulheres vítimas de violência doméstica

Redação | Publicado em:

INSS vai pagar afastamento de mulheres vítimas de violência doméstica
Medida garante benefício por até seis meses após decisão judicial - Foto: Agência Brasil

Mulheres vítimas de violência doméstica que precisarem deixar o trabalho por determinação judicial poderão receber benefício do INSS durante o período de afastamento. A medida, válida por até seis meses, foi oficializada nesta quinta-feira (1) pelo governo federal e atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a nova regra, a medida protetiva determinada pela Justiça será suficiente para autorizar o afastamento remunerado. A trabalhadora não precisará passar por uma nova perícia médica nem por uma análise do mérito do caso pelo INSS. O instituto deverá apenas verificar se ela possui a condição de segurada do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A regra busca evitar que mulheres tenham de escolher entre permanecer em uma situação de violência ou ficar sem renda ao deixar o emprego para se proteger. Durante a cerimônia de assinatura do parecer vinculante, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a proteção também deve alcançar mulheres que não são seguradas do INSS.

Nesses casos, conforme estabelecido pelo STF, o pagamento terá caráter assistencial e será bancado pelo Estado, pelo Distrito Federal ou pelo município indicado pelo juiz, utilizando recursos da assistência social.

O afastamento está previsto na Lei Maria da Penha e pode ser determinado pelo juiz por até seis meses, mantendo o vínculo de emprego da vítima. A legislação, porém, não deixava claro quem deveria arcar com a remuneração durante esse período.

Como será o pagamento

O STF decidiu, em junho deste ano, que o empregador deve pagar os primeiros 15 dias de afastamento. Depois desse período, a responsabilidade passa a ser do INSS.

Para trabalhadoras que não possuem vínculo empregatício, como contribuintes individuais, seguradas facultativas e seguradas especiais, o INSS deverá pagar o benefício integralmente.

A vítima também não terá de cumprir período de carência para ter acesso ao benefício. O valor recebido não terá desconto de contribuição previdenciária, e o período de afastamento será considerado como tempo de contribuição para fins de aposentadoria.

Atendimento

O Ministério da Previdência Social e o INSS terão 15 dias após a publicação do parecer para regulamentar os procedimentos de pagamento.

A regulamentação deverá garantir atendimento prioritário e sigiloso às mulheres vítimas de violência doméstica. O serviço também será disponibilizado pelo Meu INSS.

A presidente do INSS, Ana Cristina Silveira, afirmou que o objetivo é evitar que as vítimas encontrem novos obstáculos justamente no momento em que buscam romper o ciclo de violência. Segundo ela, a segurança financeira é parte importante do processo de afastamento e reconstrução da vida.

Agressor poderá ter que devolver o dinheiro

O parecer também prevê que o agressor poderá ser cobrado pelos valores pagos à vítima pelo INSS. A cobrança será feita por meio de ação regressiva apresentada pela Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU) responsável pela representação judicial das autarquias e fundações federais.

A iniciativa se soma a outra medida já aprovada pelo governo. O Parecer Vinculante JM-07/2025 assegurou às servidoras públicas federais vítimas de violência doméstica o direito à remoção.

Com as duas regras, o governo amplia mecanismos de proteção para mulheres que trabalham tanto no setor privado quanto no serviço público federal.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Oportunidades estão distribuídas por diferentes regiões da cidade e incluem 211 postos exclusivos para pessoas com deficiência.
Rio

Rio tem 1.799 vagas de emprego, incluindo 500 para PCD

TRE-RJ pede tropas federais para reforçar segurança no segundo turno das eleições
Segurança Pública

TRE-RJ pede tropas federais para reforçar segurança no segundo turno das eleições

Jovem de 20 anos é preso com grande quantidade de drogas em Niterói
Segurança Pública

Jovem de 20 anos é preso com grande quantidade de drogas em Niterói

Preso em operação bilionária no Rio com Canella, policial ganha prisão domiciliar
Segurança Pública

Preso em operação bilionária no Rio com Canella, policial ganha prisão domiciliar