Bicicletas gratuitas a partir desta terça em Maricá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Maricá vai iniciar a operação das bicicletas de uso gratuito. Foto: Divulgação/ Ascom Maricá

Maricá vai iniciar, na tarde desta terça-feira (9), a operação das bicicletas de uso gratuito, conhecidas como “vermelhinhas”, através da Empresa Pública de Transportes (EPT). 

Segundo a prefeitura, a solenidade está prevista para acontecer às 16h, na Praça do Cruzamento, que fica entre as ruas Álvares de Castro e Fernando Henrique Assunção, no Centro. 

Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade irá contar com 20 estações, cada uma delas com dez bicicletas. Ao todo, serão 200 vermelhinhas disponíveis para uso gratuito. 

Cada estação contará com álcool gel à disposição dos usuários, que deverão fazer a higienização da bicicleta antes do uso, a exemplo do que já acontece em carrinhos de compras em supermercados.  

Menores de idade não poderão se cadastrar, mas poderão usar as bicicletas – se incluídas nos cadastros dos pais. 

Como utilizar o serviço 

Para utilizar as vermelhinhas os interessados terão que efetuar seus cadastros através do aplicativo da EPT, informando dados pessoais e um número de cartão de crédito como forma de segurança em casos de perda ou roubo das bicicletas, sem nenhum valor cobrado pela utilização.

Quem não tiver ou não quiser informar um cartão de crédito, terá que realizar o cadastro presencialmente na sede da empresa, levando documento de identidade, CPF e comprovante de residência. 

Após o cadastramento 

O morador estará apto a utilizar as bicicletas pelo período de uma hora, de segunda à sexta-feira. Já nos fins de semana e feriados, o tempo de utilização permitido será de duas horas. Lembrando que, após o uso, a bicicleta deve ser devolvida à estação e a reserva de outra vermelhinha só será liberada com, no mínimo, 15 minutos de intervalo.