Colunas

Cuidar da alimentação é um ato de sustentabilidade

Quem disse que uma alimentação saudável não tem a ver com sustentabilidade? A relação entre alimentação e sustentabilidade é bastante próxima, pois, pequenas mudanças nos hábitos de consumo podem fazer toda a diferença. A dieta sustentável consiste na forma de se alimentar que leva em consideração a maneira como o alimento foi cultivado, produzido e o impacto ambiental de todo esse processo.

Com o crescimento da população mundial a produção de alimentos precisou ser aumentada, os vegetais precisam ser amadurecidos mais rapidamente, o gado e o frango precisam crescer e atingir o peso de abate rapidamente, logo, cada vez mais áreas são desmatadas para o cultivo e criação de alimento, o que resulta no uso de agrotóxicos cada vez mais potentes, degradação do meio ambiente, exposição exagerada do ser humano a substâncias nocivas, que podem causar o aparecimento de doenças.

A cidade de Niterói anunciou na última semana, uma parceria com o Alimentação Consciente Brasil (ACB), programa de alimentação saudável, com o objetivo de servir mais refeições livres de produtos de origem animal em escolas públicas. A iniciativa visa à proteção do meio ambiente e o combate às doenças crônicas e à obesidade infantil, que afeta um terço das crianças no Brasil.

Essa mudança vai trazer um impacto direto sobre as 25 mil refeições servidas diariamente nas 91 unidades escolares e 20 creches comunitárias conveniadas de Niterói já no ano letivo de 2018, quando terá início a implementação do programa. Com uma equipe de chefs, médicos e nutricionistas, o projeto fornece suporte nutricional gratuito e especializado, consultoria em cardápios e premia as unidades com o Selo de Alimentação Consciente.

Com o projeto, a cidade entra na lista de cidades brasileiras que assumiram o compromisso de promover a saúde e a sustentabilidade em seus programas de alimentação. O programa Alimentação Consciente Brasil é operado pela organização sem fins lucrativos Mercy For Animals Brasil e trabalha para criar um sistema de alimentação saudável e sustentável, substituindo 20% dos produtos de origem animal por alimentos vegetais saudáveis, sustentáveis e deliciosos. Todas as atividades oferecidas pelo Programa ACB são feitas de maneira gratuita.

Que seja exemplo para todas as escolas do país, não é mesmo? :)

Faz parte de algum projeto sustentável? Conhece alguém que faça? Escreva para nós: [email protected]

< Mais de 800 resgates em Niterói Caso de preconceito contra passista anã vai ser registrado como injúria <