Homenagem
Camaleônico! Ney Matogrosso será o enredo da Imperatriz Leopoldinense
Enredo vai celebrar a trajetória de um dos maiores ícones da MPB

Não chegamos nem à metade de 2025, mas as escolas de samba do Rio já projetam o Carnaval do ano que vem. Na noite deste domingo (4), a Imperatriz Leopoldinense anunciou o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí em 2026: uma homenagem ao cantor Ney Matogrosso, com o título “Camaleônico”
O anúncio foi feito por meio do perfil da escola no Instagram. Conhecido por sua performance marcante, figurinos ousados e voz inconfundível, Ney será celebrado por sua versatilidade artística.
‘’Ney Matogrosso, um dos mais importantes artistas brasileiros e ícone da cultura nacional, é o enredo da Imperatriz Leopoldinense para o carnaval 2026. A ideia é uma proposta do nosso carnavalesco, Leandro Vieira, que segue em seu propósito de ancorar em seus carnavais leopoldinenses a diversidade da cultura brasileira’’, escreveu a escola na legenda.
Ainda na legenda, a escola exaltou a figura de Ney como um ícone da cultura nacional e lembrou seus sucessos.
‘’O artista homenageado, além de ser uma figura icônica da cultura nacional, é dono de uma assinatura absolutamente pessoal no imaginário artístico brasileiro. Batizado de “Camaleônico”, o enredo celebra um dos mais importantes cantores da MPB, a obra e a virtuosidade performática do intérprete de sucessos como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira”, “Homem com H” e “Metamorfose Ambulante”’’, destacou.

Ney em foco dentro e fora da Sapucaí
A escolha da Imperatriz Leopoldinense ocorre em um momento em que Ney Matogrosso também está nos holofotes do cinema. O cantor é tema do documentário “Homem com H”, atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros. Dirigido por Esmir Filho, o filme oferece um mergulho na vida e carreira de Ney, e revela aspectos íntimos, reflexões sobre identidade e momentos decisivos de sua trajetória artística.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!