Entretenimento

Inclusão nos quadrinhos: conheça alguns heróis que lutam contra o capacitismo

Nesta terça-feira (21) se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data criada em julho de 2005, a fim de dar visibilidade a essa classe e também lutar contra o capacitismo, ou seja, o preconceito social a pessoas com alguma deficiência. Para celebrar tal dia, vamos elencar alguns dos heróis do universo geek que possuem alguma deficiência.

Demolidor

Imagem ilustrativa da imagem Inclusão nos quadrinhos: conheça alguns heróis que lutam contra o capacitismo
|  Foto: Inclusão nos quadrinhos: conheça alguns heróis que lutam contra o capacitismo Foto: reprodução/Marvel Comics
Após perder a visão, Demolidor teve seus outros sentidos fortificados. Foto: Reprodução/ Marvel Comics

Talvez o herói com deficiência mais famoso que existe, Matt Murdock, o Demolidor, perdeu a sua visão em um acidente durante a adolescência. Porém, o mesmo produto que o deixou cego também fortificou todos os seus demais sentidos, lhe dando super audição e a habilidade de se mover rapidamente, sendo capaz de fazer acrobacias complexas enquanto luta contra o crime.

Demolidor foi criado em 1964 e já ganhou um filme em 2003, protagonizado por Ben Affleck e uma série pela Netflix em 2015, que contou com 3 temporadas. Há algumas teorias de que o héroi estará presente no terceiro filme do Homem-Aranha, que estreia no final de 2021, mas ainda não há nada confirmado.

Professor X

Charles Xavier é líder da famosa X-Men. Foto: Reprodução/ Marvel Comics

Criado pelos icônicos Stan Lee e Jack Kirby, Charles Xavier é o líder dos X-Men. O herói é responsável por encontrar, acolher e treinar os mutantes do universo Marvel. Tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas, o motivo do Professor X ser paraplégico são variados, fazendo com que o mentor dos X-Men saia e volte com certa frequência da cadeira de rodas.

Por conta da popularidade de sua equipe, o Professor Xavier se tornou dos personagens mais famosos da Marvel. O mentor é figurinha carimbada nos cinemas, estando presente em todos os filmes dos X-Men, principalmente no X-Men: Primeira Classe, em que é focado na criação da equipe e o início da sua rivalidade com Magneto.

Luke Skywalker

Luke Skywalker perde uma de suas mãos após lutar contra Darth Vader. Foto: Reprodução/ Disney Studios

Você pode até não lembrar, mas Luke Skywalker, o famoso protagonista da saga Star Wars, perdeu sua mão depois de uma luta contra o seu pai, o vilão Darth Vader. Desde o 5º capítulo da saga, O Império Contra-Ataca, em diante, o Jedi mais famoso do universo usa uma prótese mecânica de alta tecnologia, que o ajuda a manejar da melhor forma possível seu sabre de luz, derrotando os vilões mais perigosos que já apareceram na série de filmes.

Todos os filmes da saga Star Wars estão disponíveis no serviço de streaming Disney +.

Soldado Invernal

Soldado Inversnal usa uma prótese de alta tecnologia para vencer seus inimigos. Foto: Reprodução/ Marvel Studios

Outro personagem que se tornou famoso nos cinemas, mesmo tendo sua origem nos quadrinhos, Bucky Barnes perdeu seu braço enquanto ajudava o Capitão América em uma de suas missões. Desde então, o parceiro de Steve Rogers, que já foi tanto herói quanto vilão no Universo Cinematográfico Marvel e recentemente ganhou uma série conjunta com o Falcão, utiliza uma prótese de metal que lhe ajuda nas lutas, lhe dando maior força e resistência.

Atualmente, a série Falcão e Soldado Invernal, a qual mostra o que aconteceu com a dupla depois dos acontecimentos de Vingadores: Ultimato está disponível na Disney+.

Além desses, ainda há vários outros heróis que lutam contra o capacitismo, como Ciborgue e Oráculo, da DC Comics, os quais provam que suas deficiências não atrapalham em nada na sua rotina, inclusive de combate ao crime, mas os tornam ainda mais poderosos, não só por lutar contra perigosos vilões, mas também ao enfrentar o preconceito no dia a dia.

< Leo Stronda sofre acidente doméstico e tem 30% do corpo queimado Motoboys e mototaxistas sofrem com valor dos combustíveis <