'Viva Zumbi'
Xande de Pilares e BK fazem show gratuito em Niterói
Evento acontece no próximo domingo (17)
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está prestes a sediar o aguardado festival "Viva Zumbi" no próximo domingo (17), no icônico Caminho Niemeyer, a partir das 10h. Com as atrações musicais de Xande de Pilares e BK, o evento terá a entrada gratuita, sujeito à lotação.
Originalmente agendado em outra data, o festival teve que ser remarcado devido a preocupações meteorológicas. Em sua 15ª edição, o evento se tornou uma referência nos calendários de Niterói e do estado do Rio de Janeiro.
"O Viva Zumbi já é um evento consolidado nos calendários da cidade de Niterói e do estado do Rio de Janeiro, sempre se posicionando de maneira contundente nas pautas sociais e na luta em defesa da cidadania plena para todos. Por isso, não poderíamos fechar nossos olhos para o que está acontecendo. O 'racismo ambiental' é o tema desta edição. Será um dia de festa, celebração e resistência!" afirmou a idealizadora, a deputada estadual Verônica Lima.
O festival celebra a ancestralidade e a cultura da comunidade negra por meio de expressões artísticas como capoeira, literatura, música, debates, tendas temáticas com oficinas e, é claro, uma feijoada.
As grandes atrações da noite serão o cantor Xande de Pilares e o rapper BK, junto com apresentações da Escola de Samba Grande Rio, DJ Tamy, Awure e outros artistas locais.
"Ser escolhido como atração principal de um dos maiores eventos da cultura negra no Rio é muito gratificante, algo que me deixa muito orgulhoso. Orgulhoso da minha história, do samba, da família que tenho, dos lugares por onde passei, do meu local de nascimento", compartilhou o cantor Xande de Pilares.
O rapper BK, igualmente entusiasmado com o evento, afirmou: "Vou trazer os maiores sucessos que a galera adora ouvir e também as músicas do ICARUS, que têm quebrado recordes em minha carreira, seja em shows, plataformas ou conquistando novos fãs".
Neste ano, o "Viva Zumbi" terá como foco "Racismo Ambiental, Ancestralidade, Futuro e Ambiente", explorando as correlações entre políticas ambientais, os impactos de desastres ambientais e as populações negras, periféricas e menos favorecidas em termos socioeconômicos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!