Novidades

Conmebol anuncia mudanças no formato da Sul-Americana; entenda

Entidade divulgou as novidades na noite da última segunda (19)

Sul-Americana terá nova fase preliminar e um playoff entre a fase de grupos e as oitavas de final a partir da edição de 2023
Sul-Americana terá nova fase preliminar e um playoff entre a fase de grupos e as oitavas de final a partir da edição de 2023 |  Foto: Divulgação/Conmebol
  

A Conmebol anunciou na noite da última segunda-feira (19) mudanças significativas no formato da Sul-Americana 2023. Dentre as novidades, estão uma nova fase preliminar com confrontos nacionais e o acréscimo de um playoff entre a fase de grupos e as oitavas de final. Com isso, haverá confrontos em jogos de ida e volta, entre os segundos colocados dos grupos da Sul-Americana e os terceiros das chaves da Libertadores.

Na fase preliminar, teremos apenas equipes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, com quatro equipes de cada país. Porém, apenas dois de cada passarão de fase e irão completar os grupos, que serão definidos em jogo único, com sorteio dos mandos de campo.

Já no formato dos playoffs, será equivalente ao que acontece na Liga Europa, onde ocorre um mata-mata das equipes eliminadas da Champions League. Dentre os times brasileiros que vão participar, estão: América-MG, Botafogo, Goiás, RB Bragantino, Santos e São Paulo.

Como vai ficar?

Então, com esse novo formato na fase de grupos, o primeiro colocado continuará com a vaga direto para as oitavas de final. Mas diferente dos últimos anos, o segundo colocado não será eliminado e terá uma nova chance de classificação. Agora, essas equipes disputarão um confronto eliminatório contra os times que caírem como terceiras colocadas na Libertadores.

Sorteios

A Conmebol definiu que o sorteio da primeira fase será nesta quarta-feira (21). Nessa fase, 32 clubes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela disputarão a primeira fase, em 16 duelos em jogo único. 

Já o sorteio da fase de grupos será apenas no dia 22 de março de 2023. A princípio, a final da Copa Sul-Americana está marcada para o dia 28 de outubro no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, mas ainda terá a data confirmada pela Conmebol.

Times classificados para a Sul-Americana 2023

Argentina: Gimnasia La Plata, Defensa y Justicia, Tigre, Newell’s Old Boys, Estudiantes e San Lorenzo;

Bolívia: Oriente Petrolero, Guabirá, Atlético Palmaflor e Blooming;Sorteio

Brasil: América-MG, Botafogo, Goiás, RB Bragantino, Santos e São Paulo; 

Chile: Palestino, Cobresal, Universidad Católica e Audax Italiano; 

Colômbia: Junior Barranquilla, Santa Fe, Águilas Doradas e Tolima; 

Equador: LDU, Emelec, Deportivo Cuenca e Delfín;

Paraguai: Guaraní, Tacuary, General Caballero e Sportivo Ameliano;

Peru: Universitario, Universidad César Vallejo, Cienciano e Deportivo Binacional;

Uruguai: River Plate, Peñarol, Defensor e Danubio;

Venezuela: Estudiantes de Mérida, Deportivo Táchira, Caracas e Academia Puerto Cabello.

< STF suspende porte de arma da deputada Carla Zambelli Sauna, academia, cinema: conheça a 'prisão' de Sérgio Cabral no Rio <