Convocação

Pedro, Gabriel Jesus, Firmino: qual centroavante vai para Copa?

Tite convoca atletas para últimos testes nesta sexta-feira (9)

Tite convoca seleção para jogos contra Gana e Tunísia nesta sexta-feira (9)
Tite convoca seleção para jogos contra Gana e Tunísia nesta sexta-feira (9) |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
  

O técnico da seleção brasileira Tite irá realizar a penúltima convocação antes da Copa do Catar nesta sexta-feira (9) e tem um dilema a decidir: quais centroavantes serão convocados para o maior torneio de futebol do mundo?

Os próximos duelos contra Gana e Tunísia, nos dias 23 e 27 deste mês, serão os últimos testes antes da Copa. A tendência é que Tite aproveite as partidas para confirmar as últimas vagas do mundial e um jogador em especial aguarda ansiosamente essa convocação: Pedro, do Flamengo.

O atacante rubro-negro voltou a marcar na vitória contra o Vélez por 2 a 1, nesta quarta-feira (7), pela semi-final da Libertadores, e chegou ao 12º gol na competição, se tornando o maior artilheiro em uma única edição da competição pelo Flamengo. O centroavante ultrapassou Zico e Gabigol, que marcaram 11 gols em 1981 e 2021, respectivamente.

Pedro possui uma média de um gol por partida na Libertadores. No ano, já são 24, sendo sete no Brasileirão, dois na Copa do Brasil, e três no Carioca. O atacante ainda possui 10 assistências no ano, além das excelentes partidas e movimentações que vêm chamando a atenção dos amantes do futebol, independente do clube que torcem.

A chance do atacante estar na Copa existe, mas não será fácil. Isso porque Pedro ainda não teve oportunidades na seleção com Tite. A última e única partida com a camisa canarinho foi contra a Venezuela, pelas eliminatórias da Copa, em novembro de 2020.

A não liberação do Flamengo para a disputa das Olímpiadas pode ter prejudicado o atacante nessa corrida. Jogadores como Matheus Cunha e Richarlison se destacaram na competição em que o Brasil saiu com o ouro. Gabriel Jesus e Roberto Firmino, atacantes que já se destacaram com a camisa da seleção sob comando de Tite, também buscam vaga no Mundial e tiveram sua chance. 

Os quatro últimos jogadores começaram a temporada europeia a pouco tempo, mas estão em boa fase. Uma boa dor de cabeça para Tite decidir nesta sexta-feira (9) nos últimos testes antes do mundial.

concorrentes de Pedro na temporada:

- Gabriel Jesus (Arsenal): 6 jogos, 3 gols e 3 assistências. Pela seleção são 56 jogos e 19 gols;

- Richarlison (Tottenham): 6 jogos, 2 gols e 2 assistências. Pela seleção são 36 jogos e 14 gols;

- Roberto Firmino (Liverpool): 7 jogos, 3 gols e 3 assistências. Pela seleção são 55 jogos e 17 gols;

- Matheus Cunha (Atlético de Madrid): 3 jogos, nenhum gol e nenhuma assistência. Pela seleção são 7 jogos. 

< Guerra de bilhões: Angelina Jolie entra com processo contra ex Ney Matogrosso desfila sucessos em Niterói: 'Espero me emocionar' <