Preconceito

Racismo contra Vini Jr não é novidade, relembre casos no futebol

Jogador teve suas comemorações comparadas à ''macaquices''

Tinga após sofrer racismo em partida da Libertadores em 2014
Tinga após sofrer racismo em partida da Libertadores em 2014 |  Foto: Reprodução/Globo Minas
 

O brasileiro Vinícius Júnior foi alvo de ofensas raciais vindas do empresário espanhol Pedro Bravo na última quinta-feira (15). Essa situação, no entanto, não é no novidade no futebol. Diversos jogadores já sofreram com o preconceito racial. Relembre alguns casos:

Leia+: Neymar defende Vini Jr após jogador ser alvo de comentário racista

Em 2014, enquanto disputava uma partida pela Copa Libertadores com a camisa do Cruzeiro, Tinga foi alvo de expressões racistas, daquelas que imitam macacos.

 

A Conmebol multou o clube adversário, o Real Garcilaso, do Peru. O valor da multa foi de 12 mil dólares, equivalentes a cerca de R$ 28 mil na época. E qual seria a punição para o clube em caso de reincidência? A interdição de seu estádio, apenas. 

O lateral Daniel Alves também foi alvo de preconceito racial, enquanto jogava na Espanha. O jogador estava disputando uma partida diante do Villarreal quando um torcedor rival jogou uma banana no campo. O brasileiro surpreendeu a todos e comeu a fruta como resposta.

Daniel Alves comeu a banana
Daniel Alves comeu a banana |  Foto: Reprodução
 

A situação fez com que a ''#somostodosmacacos'' fosse amplamente citada na semana do ocorrido. Perguntado sobre sua atitude, ele se mostrou acostumado com o preconceito e se referiu aos racistas como 'gente atrasada'.

Estou na Espanha há 11 anos e há 11 anos é dessa maneira. Temos de rir dessa gente atrasada Daniel Alves, jogador de futebol
 

Outro histórico lateral brasileiro que sofreu com essa situação foi Roberto Carlos. Em 2011, quando defendia as cores do Anzhi Makhachkala, da Rússia, o jogador lidou com bananas sendo oferecidas por torcedores.

Em uma partida diante do Cobetob, um torcedor arremessou uma banana no campo e ele deixou o gramado no mesmo momento.

Exemplo de situação pela qual Roberto Carlos passou
Exemplo de situação pela qual Roberto Carlos passou |  Foto: Reprodução
 

Outro grande exemplo negativo de preconceito racial foi dado pela torcida do Grêmio, em 2014. Na ocasião, o time do Rio Grande do Sul enfrentava o Santos pela fase de oitavas de final da Copa do Brasil.

Quando seu time perdia por 2 a 0, torcedores gremistas começaram a fazer sons de primatas para o goleiro Aranha. Uma torcedora, inclusive, foi flagrada chamando-o de ''macaco''. O jogador ficou indignado e a partida foi interrompida por alguns instantes, mas depois seguiu normalmente.

Posteriormente, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu excluir o Grêmio da competição naquele ano, não havendo necessidade de ser disputada a segunda partida. 

Aranha ficou indignado enquanto sofria com o preconceito racial
Aranha ficou indignado enquanto sofria com o preconceito racial |  Foto: Reprodução/SporTV
  

O caso

Durante o programa ''El Chiringuito de Jugones'', da emissora espanhola Mega, o agente de atletas Pedro Bravo defendeu que o jogador precisa ''parar de fazer macaquices'' ao comemorar seus gols. 

Depois disso, Vini Jr postou em suas redes sociais uma mensagem falando sobre a importância da dança para a exposição da diversidade cultural. Pelé, Neymar, Galvão e outras personalidades do esporte também se manifestaram.

< Preso suspeito de participar da morte do ganhador da Mega-Sena Candidatos ao governo do Rio partem para o ataque em debate: veja <