Esportes

Vasco e Maricá têm adversários definidos na primeira fase da Copa do Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Vasco e Maricá têm adversários definidos na primeira fase da Copa do Brasil
|  Foto: Foto: Divulgação/MFC
Vice-campeão da Copa Rio 2021, o Maricá fará sua estreia em competições nacionais. Foto: Divulgação/MFC

Um sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol nesta segunda-feira (17) definiu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2022. Entre os participantes, estão o gigante Vasco da Gama e o debutante Maricá - que ficou com a vaga ao ser vice-campeão da Copa Rio, perdendo para o Pérolas Negras.

O Cruzmaltino, único entre os grandes cariocas a disputar a fase inicial da competição, enfrenta a Ferroviária-SP, fora de casa. Ocupando o Pote A, o Gigante da Colina poderia ter enfrentado, também, Altos-PI, Mirassol-SP, Campinense-PB, Moto Club-MA, São Raimundo-RR, Salgueiro-PE, Globo-RN, União-MT ou Sergipe-SE.

Com um elenco completamente reformulado - 20 nomes já deixaram São Januário, enquanto 11 peças foram contratadas - o Vasco realiza a última semana de pré-temporada antes de estrear no Campeonato Carioca, no próximo dia 26, contra o Volta Redonda, às 18h, no Estádio Raulino de Oliveira.

Na Chave 7, o vencedor de Vasco da Gama x Ferroviária-SP encara quem passar entre Grêmio Anápolis-GO x Juazeirense-BA.

Estreante

O Maricá, que faz sua primeira participação em competições nacionais desde a sua fundação em 2017, encara o Guarani-SP. No Pote G, o Tsunami da Região Oceânica poderia ter enfrentado, também, Sampaio Corrêa-MA, Paraná-PR, Brasil-RS, Náutico-PE, Operário-PR, Londrina-PR, Paysandu-PA, Criciúma-SC ou Figueirense-SC.

A tendência é que o confronto seja realizado no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema. Após renovar com o técnico Marcus Alexandre, o clube já se prepara também para a disputa da Série A2 do Campeonato Carioca, com início agendado para o dia 1º de maio.

"Guarani é um clube tradicionalíssimo do futebol brasileiro, já foi campeão nacional e revelou grandes jogadores. Vem numa ascensão e bateu na trave com relação ao acesso na Série B em 2021. É um adversário difícil, mas o Maricá sabia da missão e que não seria nada fácil. Montamos nosso plantel pensando nesse jogo e temos certeza que será um grande confronto. O Guarani é o favorito sem dúvida nenhuma", comentou o treinador.

Na Chave 14, o vencedor de Maricá x Guarani enfrenta quem passar entre Rio Branco-AC x Vila Nova-GO.

Regras

A abertura da competição nacional, segundo o calendário oficial divulgado pela entidade máxima do futebol brasileiro, acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro. Já a partida de volta da final da principal competição mata-mata do país acontece em 19 de outubro.

Os confrontos das duas primeiras fases serão disputados em jogo único. Na primeira, que reunirá 80 clubes, o time pior colocado no ranking da CBF será o anfitrião, enquanto a equipe mais bem posicionada terá a vantagem do empate. Na segunda, em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.. A partir da terceira fase, os duelos terão partidas de ida e volta, também com decisão por penalidades em caso de igualdade no placar agregado.

< Criminosos não perdoam e deixam veículo sem rodas em São Gonçalo Criança atacada por pitbull em Niterói estava em férias com a família <