Cidades

Estragos da chuva em Niterói e São Gonçalo

Publicada às 11h06. Atualizada às 14h10

Imagem ilustrativa da imagem Estragos da chuva em Niterói e São Gonçalo
Na RJ-104, motoristas encontraram dificuldades na manhã desta segunda no tráfego sentindo Itaboraí, na altura de Marambaia, em São Gonçalo. Foto: Lucas Benevides

As fortes chuvas que atingiram Niterói e São Gonçalo na noite deste domingo (31), além dos alagamentos em diversos pontos das cidades, também houve casos de sinais de trânsito apresentaram falhas, e árvores acabaram arrancadas pela ventania. Moradores tiveram o fornecimento de luz interrompido, os bairros mais afetados foram Fonseca e Barreto, na Zona Norte, e Piratininga e Cafubá na Região Oceânica. Em São Gonçalo, o maior transtorno foram as ruas, que ficaram intransitáveis por conta de alagamentos.

Na Ponte Rio-Niterói, as pistas foram controladas por comboios da concessionária que administra o trecho devido aos fortes ventos. Nesse procedimento, veículos de grande porte são usados para controlar a passagem de motoristas e evitar acidentes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos foram de até 110km/h.

Segundo testemunhas, passageiros enfrentaram dificuldades até mesmo para descer de ônibus no Barreto, em Niterói, e um poste caiu no bairro Caramujo, uma árvore também caiu na Avenida Professor João Brasil, na Engenhoca. Na zona sul da cidade, a NitTrans informou que ainda pela manhã, a Avenida Almirante Ary Parreiras precisou ser interditada, na altura da Praia de Icaraí, para serviços de emergência na via. Moradores da região ficaram sem luz.

Além de sinais de trânsito no Fonseca que apresentaram problemas, em São Gonçalo na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na altura do bairro Galo Branco, semáforos permaneceram inoperantes até a manhã desta segunda-feira (31). Durante a noite, moradores do Coelho, Galo Branco e Colubandê enfrentaram dificuldades para transitar pelas ruas.

Segundo a Defesa Civil de São Gonçalo, houve uma solicitação de queda de galho de árvore, derrubando um poste de iluminação e deixando a Guarda Municipal e Secretaria de Assistência Social sem energia. O subsecretário de Defesa Civil Coronel Fernando Rodrigues, o secretário de Assistência Social Edinaldo Basílio, o subsecretário de Parques e Jardins, e o Corpo de Bombeiros, participaram e acompanharam o trabalho da ENEL no local. Não foi registrado nenhum chamado para atendimento emergencial em decorrência da chuva, também não houve necessidade de acionamento de sirene, pois nenhum sistema atingiu o nível pluviométrico para o gatilho.

De acordo com a prefeitura, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão nas ruas providenciando a limpeza de galhos e lixos que estão obstruindo as vias da cidade e os galhos serão retirados ao longo do dia.

Segundo a concessionária Enel, responsável pela energia elétrica em Niterói, São Gonçalo e Maricá, a distribuidora triplicou o número de equipes em campo e técnicos seguem trabalhando para atender a todos os chamados de falta de luz. Até o início da manhã cerca de 80% dos clientes afetados tiveram o fornecimento normalizado.

A Nittrans informa que operadores e agentes atuaram nas ruas durante toda a manhã e o sistema semafórico está em pleno funcionamento e o trânsito está livre em todas as regiões da cidade. Segundo a prefeitura de Niterói, foram deslocadas dez equipes extras para este trabalho, a maior parte está atuando no Centro e na Zona Norte. Há equipes atuando também na Região Oceânica e na Zona Sul. As equipes da Secretaria de Conservação e Serviços também estão nas ruas desde o início das chuvas. Foram registradas quedas de árvores e galhos em pontos no Fonseca, Icaraí, Engenhoca, São Francisco e Região Oceânica.

Previsão

A previsão para esta segunda é de ventos fracos, tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas em Niterói e São Gonçalo. A temperatura mínima será de 20 graus com máxima de 22, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo a cidade de Niterói com início das 9h nesta segunda (31) até às 21h desta terça (1).

A Defesa Civil de Niterói alerta para as seguintes orientações: Evitar o banho de mar e esportes na praia neste período; não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar durante o período; os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros; evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas; os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca; não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros.

Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros. Já as pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.

Em caso de emergência moradores de São Gonçalo podem entrar em contato através do telefone 199, e os de Niterói podem além do 199 para o 2620-0199.

< Prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda termina nesta segunda Jogadores do City sofrem ataques racistas após a final da Champions League <