Esportes

Flamengo quer paralisar o Campeonato Brasileiro

Imagem ilustrativa da imagem Flamengo quer paralisar o Campeonato Brasileiro
|  Foto: Foto: Divulgação
Rodrigo Dunshee se manifestou também nas redes sociais. Foto: Divulgação

O Flamengo entrou com uma ação junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva na noite desta quinta-feira (10) visando paralisar o Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América no Brasil. A alegação é de que os desfalques causados por convocações prejudica muito o nível técnico e competitivo do clube.

A insatisfação, que já existia entre membros da cúpula de dirigentes do Rubro-Negro, se tornou insustentável após a atuação da equipe na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, nesta quinta (10), no Couto Pereira, em Curitiba. Através de suas redes sociais, o vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, justificou o pedido de paralisação.

"A CBF precisa promover o equilíbrio das competições.  A base da competição é a isonomia entre os concorrentes e isso está no artigo primeiro do regulamento.  Somos a favor da seleção, mas com paralisação do campeonato. O mundo civilizado funciona assim", postou o dirigente.

"Não podemos prosseguir sacrificando as competições nacionais e os clubes para fazer frente às seleções.  Não dá para retroceder. Por conta desse desequilíbrio, o Flamengo se socorreu ao STJD, para que, como em 2019, seja paralisado o Campeonato durante a Copa América", completou.

O dirigente alegou que o pedido foi feito inicialmente à Confederação Brasileira de Futebol, mas não foi atendido - e, por isso, decidiu procurar o STJD.

"Não estamos sendo ouvidos pela CBF, o que nos fez pedir a intervenção da justiça desportiva. É a oportunidade que temos de rever certos conceitos. Não há como privar alguns clubes de seus melhores jogadores e outros não", alegou.

Na partida desta quinta (10), o Flamengo teve, no total, seis desfalques. Rodrigo Caio, Éverton Ribeiro e Gabigol estavam à serviço da Seleção principal; Pedro está com a Seleção Olímpica; e Mauricio Isla e Giorgian de Arrascaeta foram convocados por Chile e Uruguai, respectivamente.

Segundo o site "O Globo", a ação aberta pelo Flamengo tem dois caminhos possíveis. O presidente do STJD, Otávio Noronha, pode avaliá-la sozinho e julgá-la procedente, o que poderia acontecer já nesta sexta-feira (12), ou encaminhá-la para julgamento no Pleno do STJD, o que adiaria a decisão para a próxima semana.

O Flamengo volta a campo já neste domingo (13) para enfrentar o América-MG, no Maracanã, às 16h, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

< Começam as obras do sistema cicloviário da Região Oceânica de Niterói Freixo vai para o PSB de olho na disputa pelo governo do estado do Rio <