Cidades

Gestão participativa na Prefeitura de Niterói

Aproximar o cidadão do poder público por meio de uma gestão cada vez mais participativa é uma prática adotada pela Prefeitura de Niterói. Um exemplo desta iniciativa é o Colab.re, plataforma que agrega todos os canais de contato da população com o governo municipal, e que completa cinco anos em novembro. São mais de 42 mil demandas realizadas com taxa de resolução de 82%.

A Prefeitura de Niterói já contabiliza 25.166 mil usuários no Colab. Do total de 42.110 demandas, as três principais são: buraco nas vias (4.555), lâmpadas apagadas (4.104) e ponto de infração de trânsito recorrente (2.354). A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) é responsável por 75% das demandas recebidas. Já os bairros que registram mais chamados são: Icaraí, com 6.572, seguido pelo Centro, com 5.491, e Fonseca, com 2.395.

Para ter acesso ao Colab, o usuário deve baixá-lo na loja de aplicativos, inserir sua cidade e vincular a conta com o Facebook. Após instalar, é só fotografar a demanda e publicar. O Colab também pode ser usado no computador. A equipe de gestão do app direciona a reclamação para a secretaria responsável.

“Entre as demandas recebidas, priorizamos as urgências. Nós recebemos as postagens e incluímos na programação das nossas equipes”, explica a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa. 

O coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão da Prefeitura de Niterói, Fernando Stern, enfatiza que as demandas não chegam apenas pelo aplicativo, surgem, também, de comentários no Facebook e acompanhamento de grupos nas redes sociais. Stern cita, ainda, o projeto Zeladoria, uma força-tarefa de servidores municipais que percorre diariamente a cidade e alimenta a plataforma informando a necessidade de serviços.

“Estas iniciativas têm por objetivo uma gestão cada vez mais participativa. Desta forma, a população ajuda o poder público a priorizar as demandas. O Colab recebe cada vez mais demandas em razão da credibilidade que conquistou ao longo dos anos. A população percebeu que esta ferramenta funciona e ajuda na aproximação do cidadão com o poder público de uma forma simples”, afirma Stern.

Consulta pública 

A plataforma Colab.re também é usada pelo Município para realizar consultas públicas. Já foram realizadas 14 consultas, entre elas a escolha dos locais onde serão instalados 500 novos paraciclos na cidade; melhorias para o Campo de São Bento; escolha de qual será o modelo dos novos quiosques da praia de Icaraí; e Planejamento Participativo de Juventude (PPJ), entre outras.

Atualmente está no ar a consulta para a escolha de novos livros para a Biblioteca Parque de Niterói. A iniciativa faz parte do projeto da gestão participativa da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói. A escolha acontece por votação, na qual serão selecionados 40 exemplares de uma lista de 80 títulos escolhidos a partir de critérios como reposição de obras emprestadas e que não retornaram, títulos solicitados por frequentadores da biblioteca (do formulário de sugestão disponível no local) e livros clássicos ou para vestibulares.

Para eleger os novos títulos a serem incorporados ao catálogo da Biblioteca, basta acessar o aplicativo gratuito Colab ou o site e escolher até cinco títulos de uma lista prévia. A consulta está disponível até o próximo dia 2.

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