Governo envia mais 20 motocicletas para o Segurança Presente de Niterói

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Moto, Polícia, 78DP, Niterói Presente
Policiamento de proximidade se expandiu no município e já mostra redução nos índices de criminalidade. Foto: Vítor Soares

O governador Cláudio Castro participou, nesta quarta-feira (13), no Palácio Guanabara, da entrega de mais 20 motocicletas para o programa Segurança Presente de Niterói. A partir de agora, o patrulhamento na região passa a contar com 50 motos.

“O programa Segurança Presente é da população desse estado. Hoje estou muito feliz com a entrega das motocicletas, que serão um complemento importante para esse patrulhamento. O Segurança Presente vem sendo um braço importante da segurança pública, desafogando os batalhões e fazendo com que os nossos policiais fiquem perto das pessoas”, destacou o governador.

Desde o dia 3 de setembro, o governo do estado assumiu integralmente a gestão da operação Segurança Presente de Niterói. Com isso, a área de atuação no município aumentou, passando a patrulhar a Região Oceânica até Pendotiba.

“Assumimos a gestão há cerca de um mês, e os resultados são muito significativos, como a redução no roubo a pedestres e veículos. Essas motocicletas que estamos recebendo hoje vão nos ajudar ainda mais a patrulhar a região”, ressaltou o coordenador do Niterói Presente, major Abrahão Climaco.

Neste primeiro mês, 50 pessoas foram presas e cinco foragidos da Justiça foram recapturados. Não houve registro de roubos a estabelecimentos comerciais na área do Niterói Presente. Houve queda de 75% nos roubos de veículos, 47% nos roubos a pedestres e 25% nos roubos de celular.

Agentes homenageados

Durante a cerimônia de entrega das motocicletas, dois policiais militares do Niterói Presente foram homenageados: os sargentos Everaldo Mendonça dos Santos e o Sargento Marcelo Barreto França, que ajudaram um casal de noivos a chegar na igreja depois que o carro deles enguiçou.

“Estávamos no policiamento de Pendotiba quando vimos uma Kombi com muita fumaça. Fomos até o local e veio a surpresa: era um casal de noivos e eles estavam atrasados para chegar na igreja. Foi um prazer leva-los até o local e fazer parte desse dia tão importante na vida deles”, contou o sargento França.

“Já é automático, a gente sempre vai ajudar nessas situações. Foi uma honra levar os noivos até a igreja, uma situação muito gratificante”, enfatizou o sargento Everaldo.

A operação Segurança Presente em Niterói atende os bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro, Barreto, Fonseca, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Região Oceânica e Pendotiba. O policiamento é feito diariamente a pé, de moto, em viaturas e bicicletas. O Estado do Rio possui 33 bases do Segurança Presente.