Mais um ponto de testagem para Covid-19 em São Gonçalo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
São Gonçalo ganha mais um ponto de testagem neste sábado (15), no ginásio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Trindade. Foto: Alex Ramos

São Gonçalo ganha mais um ponto de testagem neste sábado (15), no ginásio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Trindade. O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, também passa a atender aos sábados e domingos. Além desses espaços, haverá testagem na tenda da Praça do Zé Garoto e na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo neste sábado. No domingo (16), o atendimento acontece na tenda do Zé Garoto e Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças. 

Na próxima semana, a Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo não fará mais testes em todo o público. O local será exclusivo para a testagem de gestantes, já que a Maternidade Mário Niajar, em Alcântara, passou a fazer os exames só das gestantes internadas. O Centro de Triagem também não realiza mais os testes. O local está sendo usado para atendimento médico aos pacientes que testam positivo.  

Os locais de testagem atendem por ordem de chegada, alguns com distribuição de senhas no início do atendimento e outros uma hora antes do encerramento para quem já estiver na fila. Mas, dependendo do número de pessoas à espera de atendimento, a distribuição de senhas poderá ser antecipada para que o expediente nas unidades seja encerrado até 17h. 

Números

Nesta quinta-feira (13), foram realizados 4.753 exames. Destes, 2.179 positivaram, o equivalente a 45,8%. No acumulado da semana, a cidade contabiliza 17.541 testes realizados até quinta-feira (13), sendo 7.768 positivos, tendo a média percentual de 44,28% da população com a doença. Vale ressaltar que a maioria positivada – 95% – está sem sintomas ou com sintomas leves, o que mostra a importância da vacinação. 

As medidas sanitárias de cuidados pessoais também devem ser mantidas: distanciamento de um metro, uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Também é muito importante que os gonçalenses evitem aglomerações e nos locais de testagem – inclusive nas filas – mantenham a distância mínima de um metro, além de só sair de casa nos casos de necessidade. 

Locais de exames

Neste sábado (15): Tenda na Praça do Zé Garoto, das 8h às 17h;. Ginásio da Universo, Trindade, das 8h às 17h;. Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, das 8h às 11h, com distribuição de senhas;. Hospital Franciscano, Lagoinha, das 8h às 17h, com distribuição de 500 senhas.

Neste domingo (16): Tenda na Praça do Zé Garoto, das 8h às 17h;. Hospital Franciscano, Lagoinha, das 8h às 17h, com distribuição de 500 senhas.