Cidades

Mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga

A Lagoa de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, está sofrendo com a mortandade de peixes desde a tarde desta terça-feira (25), de acordo com a associação Piratininga Unida Moradores + Amigos (Puma).

De acordo com o presidente da associação, André Pimenta, cerca de dez espécies de peixes estão morrendo nas margens da lagoa.

“Não é a primeira vez que isso acontece por aqui, infelizmente eu já presenciei essa situação algumas vezes. O palpite é que esteja acontecendo o mesmo que aconteceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas é difícil saber”, contou.

Na Via Chico Xavier, na altura do Clube de Tênis de Piratininga, a quantidade de peixes mortos deixa um cheiro desagradável para quem passa. Um morador da região, Gilvan Maciel, afirmou que em 20 anos nunca viu o espelho d’água tão parado.

“É uma covardia o descaso que a prefeitura tem com essa lagoa. O mau cheiro, os peixes mortos, a água completamente parada só mostram o quanto ela está abandonada”, disse.

Peixes mortos nas margens da Lagoa deixam mau cheiro na região (Foto: Ibici Silva)

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a ocorrência desses fenômenos é mais suscetível nessa época do ano nas lagoas em geral, especialmente em Piratininga.

"A mortandade é motivada pelas altas temperaturas aliadas ao assoreamento da lagoa (de baixa profundidade), em conjunto com a entrada de ventos e chuvas ao fim do dia que favorecem a redução do oxigênio dissolvido na água, e consequentemente, ocasiona a morte de peixes" afirmou o instituto em nota.

A prefeitura informou que técnicos estão no local averiguando a situação e que a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) está fazendo a retirada dos peixes e a limpeza da área.

< Vendas de Natal têm melhor resultado desde 2014 Niterói e Maricá na preparação para o Réveillon <