Brasil & Mundo

Gilmar Mendes suspende prisão de Sérgio Côrtes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou hoje (8) a suspensão da prisão preventiva de Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, envolvido num esquema de propinas que desviou R$300 milhões de reais do Estado.

Côrtes está preso desde abril do ano passado por decisão da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, acusado de fraudes em licitações no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e para a Secretaria de Saúde Fluminense.

A decisão do ministro Gilmar Mendes trocou a prisão preventiva por medidas cautelares, como a proibição de Côrtes fazer qualquer tipo de contato com outros investigados nas Operações Fatura Exposta e Eficiência. O ex-secretário de Saúde ficará proibido de deixar o Brasil e terá 48 horas para entregar o passaporte.

A defesa de Sérgio Côrtes informou que pediu à Justiça Federal do Rio de Janeiro autorização para que o ex-secretário de Saúde continue prestando atendimento médico aos detentos do presídio de Benfica.

< Dezessete mil PMs na Operação Carnaval a partir de amanhã Disque denúncia oferece recompensa para prender filha do traficante 'Da Cabrita' <