Política

Nem a chuva atrapalha candidatos em Niterói

Juliana Benício (NOVO), por exemplo, percorreu a avenida Amaral Peixoto. Foto: Divulgação

Mesmo com chuva, candidatos à prefeitura de Niterói separaram a sexta-feira (30) para colocar suas respectivas campanhas nas ruas e debateram com a população as principais propostas de governo nas eleições 2020. Juliana Benício (NOVO), por exemplo, percorreu a avenida Amaral Peixoto, onde conversou com muitos eleitores.

"Não adianta ficar lamentando a decadência do Centro. Temos que agir. É uma região muito bem servida de infraestrutura, água, luz, internet, transportes. Um ambiente muito propício para empresas e lojas. Por isso defendo prédios mistos (residenciais e comerciais), incentivo a criação de novas empresas facilitando o fornecimento de documentação afastando a burocracia", explicou.

A candidata afirmou que o primeiro passo é uma ocupação por parte da prefeitura, "já que a área está degradada".

"Faremos ações conjugadas de diversos órgãos para resolver questões como segurança, zeladoria, as graves questões sociais, que merecem uma atenção e solução urgentes", continuou.

De acordo com a candidata, o Centro de Niterói é adequado para a instalação de novas empresas que necessitam de profissionais qualificados, especialmente nas áreas de tecnologia. Ressaltou que as vocações de cada região da cidade estão bem nítidas.

"Na Região Norte o polo industrial (naval, offshore e óleo e gás); nas Praias da Baía o polo universitário e parte do patrimônio cultural da cidade; a Região Oceânica tem um alto potencial para o desenvolvimento turístico associado à preservação e conservação ambiental e para o desenvolvimento de um polo gastronômico", disse.

Em visita ao Centro Pop nesta sexta, unidade de primeiro atendimento da população em situação de rua em Niterói, Flavio Serafini (PSOL), que é membro da Comissão de Direito Humanos da Alerj, e o vereador Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, disseram ter ficado surpresos com as portas fechadas.

Em função da mudança do feriado do Dia do Servidor Público para hoje, a unidade estava fechada, segundo afirmaram. Serafini criticou o fato do Centro estar fechado nesta sexta e abrir apenas em dias úteis.

"Com orçamento que Niterói tem, não podemos aceitar como natural termos pessoas morando nas ruas por falta de opção. Por isso temos que construir um conjunto de políticas sociais que garantam acolhimento e direitos para esta população, priorizando inclusive a geração de emprego para que essas pessoas tenham alternativas de construir um novo futuro. A falta de políticas de acolhimento das pessoas mais vulneráveis revela muito do perfil desta gestão municipal", reclamou.

Entre as propostas do Plano de Governo de Serafini, estão: a garantia de 5% do total da arrecadação municipal para a assistência social até 2023; a promoção da descriminalização do atendimento à população em situação de rua; ampliar o acesso dessa população aos serviços de saúde; o acolhimento institucional e outros direitos socioassistenciais.

Além da Extinção da política de “recolhimento compulsório” de pessoas em situação de rua e a realização de um censo para população em situação de rua; geração de emprego; qualificação e ampliação das estruturas dos abrigos que recebem a população em situação de rua, assim como ações de geração de renda e emprego.

O candidato Felipe Peixoto (PSD), abriu a agenda desta sexta-feira, com panfletagem e caminhada em bairros de Pendotiba, como Maria Paula, Matapaca, Badú e Vila Progresso. Felipe ouviu a população e detalhou algumas propostas de governo para a região.

Entre elas destacam-se um amplo projeto de infraestrutura com macrodrenagem e pavimentação de vias; a expansão do Niterói Presente para a área; a intermediação da duplicação da RJ-100 com o governo do estado; a construção de um terminal rodoviário no Largo da Batalha; e a conclusão das obras iniciadas pela prefeitura. Na atividade Felipe foi acompanhado por seu vice-prefeito, o vereador Bruno Lessa (DEM), e candidatos a vereador da coligação Niterói Primeiro, integrada ainda pelo PROS e o PSDB.

"A região sofre há anos sem manutenção e obras que minimizem as consequências do crescimento desordenado da área, o que gerou uma série de problemas. Entre nossas propostas vamos desenhar um projeto de macro e microdrenagem para resolver o problema dos rios e canais, com diagnósticos periódicos para a conservação das redes. A construção de um terminal de integração no Largo da Batalha é outro projeto que defendemos, obra essencial para a melhoria da mobilidade e do transporte público. Vamos ainda buscar parcerias com outros agentes federativos para viabilizar a duplicação da RJ-100, importante via para facilitar o acesso a municípios vizinhos e até a ponte Rio-Niterói", detalha Felipe.

Os candidatos Allan Lyra (PTC), Axel Grael (PDT), Deuler da Rocha (PSL), Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão (PSTU) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 20h48

< Quem é Milton Maluhy Filho, escolhido para comandar o Itaú? Sexta-feira chuvosa de campanha nas ruas em São Gonçalo <