‘Nossa pele não tem cor’, diz Gyselle Soares ao interpretar mulher negra

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Gyselle Soares está sendo criticada por interpretar Esperança Garcia. Foto: Rede Social

A atriz e ex-BBB Gyselle Soares está no olho do furacão por ter sido escalada para interpretar Esperança Garcia, uma escrava piauiense que se tornou a primeira advogada do estado.

Gyselle, que foi vice-campeã do ‘Big Brother Brasil 8’, foi escolhida para o papel e causou um alvoroço no movimento negro do Piauí. A estreia do espetáculo, que aconteceu nesta terça-feira (12), contou com protestos em frente ao teatro e nas redes sociais.

Em recente entrevista, a ativista da Rede Mulheres Negras do Piauí, Sônia Terra, disse que a escolha de Gyselle para interpretar um papel tão importante de uma pessoa negra representa o “embranquecimento de uma pessoa negra”.

Na web, usuários comentaram a escolha da atriz. No geral as críticas fazem referência à cor da pele de Gyselle.

Em resposta, a atriz disse “ser de todas as cores” e que como atriz pode ser qualquer coisa.

“As pessoas têm que comentar o que acham, a gente tem que respeitar o direito de resposta delas e é importante pra mim, como atriz, poder ser qualquer coisa, viver o que quiser. Se eu quiser ser uma leoa, vou ser uma leoa, se quiser ser uma escrava, vou ser uma escrava e viver de uma forma bonita”.

Gyselle Soares

“Eu me considero todas as cores, sem cor, um ser humano com coração que pode sentir tudo, de todo mundo. Estamos no mundo, somos todos iguais, nossa pele não tem cor, nosso coração não tem cor, não podemos nos definir assim”.

Gyselle Soares

Quem é Esperança Garcia?

Esperança Garcia foi uma mulher negra escravizada na fazenda de Algodões. Ela ficou conhecida depois de escrever uma carta ao governador da capitania do Piauí, denunciando todo sofrimento que passava na casa dos seus senhores. Ela pedia providências ao governo. A carta foi escrita no dia 6 de setembro de 1770.

Reação da web

Web se revolta com escolha de Gyselle Soares para interpretar o papel de uma negra. Reprodução: Rede Social
Gyselle é criticada por papel em teatro. Reprodução: Rede Social