Economia
Leite a quase R$ 10 põe soro de leite nas prateleiras
Entenda o que o leva este produto aos mercados
Devido à alta do preço do leite, que chega a quase R$ 10 em determinados locais, alguns mercados estão vendendo o soro do leite por cerca de metade do valor. A medida é uma tentativa de oferecer um produto mais barato para os consumidores semelhante ao original.
O soro de leite pode ser apresentado na forma líquida ou em pó. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ele é um produto lácteo extraído da coagulação do leite. O soro é utilizado na fabricação de queijos, da caseína (nutriente comercializado como suplemento) e demais produtos derivados do leite.
Com a chegada do novo produto nas prateleiras, evidenciando a crise econômica e a alta do produto original, muitas pessoas passaram a criticar a situação na internet. Confira:
Mais um subproduto sendo vendido para a população. pic.twitter.com/vsjzSwmmxT
— Orlando Guerreiro 🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩 (@orlandoguerreir) July 4, 2022
Simplesmente BIZARRO a naturalidade com que esses SUBPRODUTOS estão entrando nas prateleiras.
— Esquilo Ladrão (@EsquiloLadrao) July 4, 2022
Agora me deparo com esse SORO DE LEITE a 4,00 reais!
QUATRO REAIS O SORO DO LEITE ! pic.twitter.com/9cxTx0fqhb
CRISE LÁCTEA?
Mas por que o leite ficou tão caro a ponto de um produto derivado ser tratado como alternativa? Bom, de acordo com o economista Antonio Rodrigues, existe mais de um motivo para o aumento.
É importante primeiro pensar que todos os produtos da agropecuária foram afetados pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Os dos países são os principais produtores de fertilizantes para a agricultura e também se destacam na produção de combustíveis.
Com os dois países fora da produção mundial de fertilizantes e produtos para a fabricação de combustíveis, os preços dispararam. Trata-se da velha lei da oferta e da procura
Tanto os combustíveis quanto os fertilizantes para o pasto são importantes na produção agrícola. Além do aumento destes produtos no cenário internacional, vale lembrar que eles são comercializados em dólares. O real, por sua vez, está muito desvalorizado perante à moeda internacional.
''Ou seja, além dos preços destes produtos estarem em alta mundialmente, é ainda mais caro para os brasileiros. Isso explica o aumento de diversos produtos agropecuários'', garantiu Antonio.
Mas por que o leite teve um aumento tão grande? Bom, é comum que nesta época do ano, o preço aumente por conta da estiagem. A situação agora é ainda pior. Isso porque a expectativa é que o fenômeno La Ninã diminua ainda mais os dias de chuva.
Para finalizar, com todos estes fatores, muitos produtores estão saindo desse mercado. Este é mais um fato que faz com que o preço suba.
Soro de leite faz bem?
De acordo com a nutricionista e consultora em qualidade e segurança alimentar, Luciane Barros, o soro faz bem, mas há diferença no paladar.
O soro do leite é um alimento rico em proteínas, tem muita vitamina como o cálcio, potássio e o zinco. Ele pode ser consumido normalmente no lugar do leite, mas o sabor é bem diferente
Ela também completa dando dicas de como fazer o produto ser mais saboroso para o consumidor, além de falar sobre a conservação.
''Para melhorar a aceitação podemos consumir em forma de vitamina batido com frutas, podemos adicionar nas sopas , no feijão , e em preparações como substituição do leite de vaca. A conservação dele deve ser feita em geladeira e consumir em até três dias após aberto'', completou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!