Clima

Frio de novembro? Entenda o motivo das temperaturas mais baixas

Em algumas regiões do Brasil chegou a gear

Haverá predomínio de céu nublado e chuvas
Haverá predomínio de céu nublado e chuvas |  Foto: Karina Cruz
 

Normalmente quente, o mês de novembro é marcado por temperaturas em elevação, entretanto, neste ano o mês já iniciou com frio intenso e fortes chuvas. O ENFOCO conversou com um meteorologista para explicar o que tem acontecido com o clima que mudou a paisagem da estação na região sudeste do Brasil. 

O especialista Wanderson Luiz Silva, que é meteorologista e professor da UFRJ, esclarece que a parte do centro-sul do Brasil está passando por uma fase de Oscilação Antártica, o que faz com que as frentes frias se aproximem junto com uma grande massa de ar polar, resultando nesse clima chuvoso e frio. 

“Na fase negativa (que é favorável para entrada de frentes frias no Brasil) da Oscilação Antártica (um corredor de ventos em torno do continente gelado), é como se essa faixa de ventos mais frios se esticasse até latitudes mais baixas mais facilmente”, afirmou o especialista. 

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), a frente fria de forte intensidade chega à Região Sul, provocando muita chuva em algumas áreas do Rio, no litoral de São Paulo e no norte de Minas. Portanto, as temperaturas permanecem frias até a próxima semana. 

Para sexta-feira (4), a tendência é que as temperaturas aumentem um pouco, podendo alcançar os 23°C. Entretanto, as chuvas e os ventos permanecem. 

Para sábado (5) e domingo (6), o instituto prevê muitas nuvens com possibilidade de chuvas isoladas e as temperaturas permanecem amenas, com a máxima alcançando apenas 24°C. 

São Paulo apresenta temperaturas baixas 

A cidade de São Paulo teve nesta quarta-feira (2) a menor temperatura máxima para novembro da série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), iniciada em 2000, com 15,4 graus Celsius (ºC). A menor máxima anterior para o mês na capital paulista havia sido registrada em 2003, com 16,2°C.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a sensação térmica ontem chegou aos 5ºC em alguns pontos da cidade.

Para esta quinta-feira (3), o CGE prevê que as temperaturas não passem dos 16°C. Na madrugada, os termômetros chegaram a marcar 9,9°C na região de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. O tempo deve continuar fechado com chuviscos ao longo do dia.

< PRF registra bloqueios de rodovias em pelo menos sete estados 'Eleições acabaram', diz Moraes após contestação das urnas <