Orgulho
Maricá em festa com acesso do clube da cidade à elite do futebol
Prefeitura decretou ponto facultativo por conta da conquista
A manhã desta segunda-feira começou mais colorida e vibrante em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Após a histórica vitória do Maricá FC no domingo (25), que garantiu ao clube o inédito acesso à Série A do Campeonato Carioca, o clima de festa e euforia tomou conta da cidade.
Jair Venâncio, comerciante de 50 anos e morador de Cordeirinho, bairro onde está localizado o estádio do clube, foi um dos que mais sentiram a emoção dessa conquista.
“Para nós foi surreal. Nunca imaginávamos que Maricá poderia disputar uma decisão de campeonato estadual. Foi o auge do futebol para nós. Ver essa festa acontecendo perto de casa, com o time da minha cidade, é algo que eu nunca vou esquecer”, disse Jair.
Matheus Gaúcho, de 31 anos, um dos líderes da torcida organizada Maricachope, que acompanha o time por todo o estado, relembrou a trajetória da equipe e o apoio incansável da torcida.
Nossa torcida está presente desde o início. Rodamos o Rio todo para apoiar o Maricá. Estivemos em Cabo Frio, Resende e até em Bangu, sempre acreditando que um dia chegaríamos a esse momento. E agora, com esse acesso à Série A, é um marco para nossa cidade. Estamos vivendo um sonho.
Outra torcedora antiga, Mariana Mello, 30 anos, que faz parte da administração esportiva da cidade e lidera o projeto “Maricá Esporte Competições”, destacou o impacto dessa conquista para o futuro dos jovens atletas.
“Foi uma vitória gloriosa, depois de tanta luta. Agora, com esse acesso, a base do futebol da cidade também ganha mais visibilidade e investimento, criando oportunidades reais para nossos jovens. Isso é algo muito grande, não só para o clube, mas para todos nós”, afirmou Mariana, segurando as lágrimas.
Para o comércio local, a vitória também foi um marco de grande importância. Luciene Mourão, de 50 anos, advogada e proprietária do restaurante Casa Grill, no Centro da cidade, acredita que o sucesso do Maricá FC trará mais desenvolvimento para o município.
“Maricá está se destacando cada vez mais, seja na cultura, no esporte ou na educação. Isso atrai mais atenção para a cidade, fortalece o comércio e melhora a qualidade de vida dos moradores. Tenho muito orgulho de fazer parte desta cidade e de testemunhar esse crescimento”, disse Luciene, enquanto comemorava com seus clientes.
O estádio João Saldanha, inaugurado no ano passado, foi o palco da consagração. Com capacidade para 2 mil pessoas, o espaço ficou lotado de torcedores que vibraram até o último minuto, especialmente com as defesas decisivas do goleiro Dida durante os pênaltis, que terminou em 3 a 1 para o time maricaense.
Ponto facultativo
Em celebração ao feito, a Prefeitura de Maricá decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta segunda-feira. No entanto, serviços essenciais como saúde, escolas da rede municipal, Defesa Civil e coleta de lixo seguiram funcionando normalmente para garantir que a população não fosse prejudicada.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!