Fé
Fiéis celebram Nossa Senhora da Conceição em Niterói
Procissão de velas fechou a programação religiosa
A programação em homenagem a Nossa Senhora da Conceição foi encerrada na noite desta segunda-feira (8) com a missa solene celebrada pelo padre José Marcelo M. Gomes, no Centro de Niterói. Após a celebração, fiéis acompanharam a tradicional procissão de velas pela Rua da Conceição, que atraiu moradores e devotos da santa.
O encerramento coroou uma série de atividades iniciadas em 25 de novembro, coordenadas pela Irmandade da Imaculada Conceição. Ao longo de treze dias, a comunidade participou da Solene Novena, que antecedeu os momentos festivos e religiosos programados para este ano.
Entre os destaques da agenda, estiveram o almoço festivo com show de prêmios, realizado no dia 30 de novembro, e a noite com música, petiscos e caldos, que movimentou o entorno da paróquia na sexta-feira (5) e sábado (6). Missas consecutivas também foram celebradas entre 30 de novembro e 8 de dezembro, reunindo devotos que mantêm há mais de três séculos a tradição em torno da padroeira.
A festa, que completa 354 anos de história, segue como uma das mais antigas expressões de fé da cidade.
Igreja histórica
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, responsável por receber a celebração, é considerada um dos principais marcos da arte sacra e da tradição religiosa de Niterói. Erguida ainda no século XVII, o templo preserva imagens antigas, peças de relevância histórica e abriga o Museu de Arte Sacra de Niterói, mantido pela Arquidiocese.
A igreja fica lozalida na Rua da Conceição, 216, no Centro de Niterói.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



