Pânico
Nova queda de estrutura gera medo em moradores de Niterói
Prefeitura fará reunião com empresa responsável por montagem
A queda da tradicional árvore de Natal em São Francisco, Zona Sul de Niterói, pegou muitos moradores de surpresa nesta madrugada de sexta-feira (8) e deixou alguns deles temerosos. A Prefeitura ainda não decidiu se a árvore será inaugurada neste domingo (10), como estava planejado, ou se haverá uma nova data. Não houve feridos.
O ocorrido e as consequências dele serão debatidos em uma reunião ainda nesta sexta, com a administração municipal e a empresa responsável pela árvore.
Leia+: Árvore de Natal de São Francisco é a segunda estrutura a desabar
Leia+: Árvore de Natal desaba após ventania em São Francisco; vídeo
Os moradores sentem insegurança, já que esta não é a primeira queda de estrutura no município. Cerca de 20 dias atrás, uma ventania fez a estrutura do palco onde eram comemorados os shows de 450 anos da cidade, desabar na Praia de Icaraí, também na Zona Sul.
“A Prefeitura tem que prever isso nas próximas construções. O movimento aqui é grande, imagina se isso cai na cabeça de alguém? É sempre bom ter esses eventos para distrair, como a árvore, mas tem que ter cuidado. Há alguns dias, caiu o palco em Icaraí, tem que ter cuidado. Será que foi a mesma empresa que montou o palco que também caiu? Isso tem que ser revisto”, disse o assistente de atendimento Sandro Ramalho, de 50 anos, morador de Pendotiba.
A doméstica Ana Maria Rodrigues, de 62 anos, mora em São Francisco. Ela conta que não ouviu nenhum barulho da árvore caindo, mas que o vento estava mais forte por volta das 2h da manhã.
Não ouvi nada, mas, por volta de 2h da manhã, o vento estava tão forte que eu acordei lá em casa, assustada. O movimento aqui é grande, imagina se cai na hora que tem gente passando fazendo esporte? Eu passo aqui todo dia e estava começando a colocar as luzes de led, mas a estrutura já estava pronta, como será agora? Já é a segunda vez que cai algo aqui em Niterói, isso tem que ser pensado
Segundo algumas testemunhas, não havia cabos ao redor da estrutura. A dona do lar Ana Santos, de 50 anos, acredita que o problema foi na estrutura.
“A ponta da árvore está inteira, apesar de ter caído. Acho que foi algo estrutural, na base”, contou ela. Uma pequena árvore até chegou a cair junto com a estrutura da árvore de Natal.
A questão para os moradores é o que será feito no local
“Um vizinho meu me contou que tudo aconteceu entre 2h e 3h da manhã. Eu mesmo não ouvi nada. Queria saber o que será feito agora. Vão colocar uma árvore menor? Vão montar uma do mesmo tamanho?”, indagou o motorista Maurício Santos, de 61 anos, morador de Icaraí.
O monumento, de 50 metros de altura e estrutura com 15 mil lâmpadas de Led nas cores azul, verde e vermelho, desabou a dois dias de ser inaugurado, na Praça do Rádio Amador.
O que diz a prefeitura?
A reunião entre a prefeitura de Niterói e a empresa responsável por montar a árvore foi confirmada pela assessoria do órgão público. No entanto, ainda não há hora nem local previstos. Os responsáveis estão sendo convocados.
Procurada, a Prefeitura de Niterói informou, em nota, que convocou a empresa responsável pela montagem e estrutura da Árvore de Natal para prestar esclarecimentos. As causas do acidente serão apuradas imediatamente, disse.
Equipes da Defesa Civil estão no local e isolaram a área. Operadores da Nittrans auxiliam no trânsito do entorno. Não houve feridos.
Outro evento
Um palco foi montado na Praia de São Francisco, com shows de Elba Ramalho e da Orquestra Petrobras Sinfônica. O evento seria no domingo (10), mesmo dia da estreia da árvore de Natal, a poucos metros. Agora que a árvore caiu, ainda não há a confirmação se a data do show permanece a mesma.
Vale lembrar que os shows não são de responsabilidade da Prefeitura, mas sim da Águas de Niterói. O palco segue intacto. Indagada, a empresa ainda não informou se haverá alguma mudança no calendário.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!