Festa

Rock in Rio: saiba o serviço de transporte para chegar ao evento

Festival começa nesta sexta-feira (2) na Barra da Tijuca

Evento será realizado no Parque Olímpico
Evento será realizado no Parque Olímpico |  Foto: Divulgação
  

O maior festival de música do mundo começa nesta sexta-feira (2) no Rio de Janeiro. O Rock in Rio é um evento esperado pelos fãs há tempos e irá receber grandes artistas como Justin Bieber, Demi Lovato, Coldplay, Iron Maiden e Guns n' Roses. O festival irá acontecer nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro.

Para o evento, a Prefeitura do Rio montou um esquema especial que terá mudanças no trânsito e ônibus exclusivo para a Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

Estão programadas diversas interdições no trânsito, no perímetro do Parque Olímpico, em todos os dias de evento. Como, por exemplo, entre 14h e 6h, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, no trecho entre a Estrada Arroio Pavuna e Avenida Salvador Allende.

As equipes da Companhia de Engenharia do Tráfego (CET-Rio) vão monitorar toda a área do evento com câmeras, direto do Centro de Operações Rio (COR), o que permitirá ajustes na programação dos semáforos. Além disso, 17 reboques serão posicionados em pontos estratégicos para desobstrução rápida em caso de acidentes.  

Nos pontos de bloqueios, apenas moradores credenciados previamente por meio das Subprefeituras da Barra e de Jacarepaguá, veículos oficiais e o BRT terão permissão para passar. Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada, os moradores devem evitar circular de carro, sempre que possível. Nos dias de evento estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, em diversas vias da região. Como não haverá área de estacionamento, a prefeitura recomenda que o público utilize o transporte público. 

"Recomendamos que moradores e quem mais for se deslocar pela região que priorizem o horário da manhã, em que não haverá bloqueios no trânsito. Como grande novidade este ano, vamos fazer o controle das áreas bloqueadas através de cancelas. Os moradores e veículos credenciados receberão tags, que abrirão automaticamente as cancelas, o que vai agilizar bastante os deslocamentos e reduzir a possibilidade de fraudes", destacou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.  

Em cada dia do evento, a CET-Rio vai atuar com 210 agentes nas ações de trânsito, entre operadores e equipes de apoio, além de 27 veículos operacionais e 35 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir irregularidades e orientar pedestres e motoristas. Também haverá 23 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos, faixas e banners instalados na região para a orientação sobre horários dos fechamentos e rotas. 

Transporte do público

O Rock Express é o serviço oficial de transporte do festival, que sairá do Jardim Oceânico e do Terminal Alvorada direto para a Cidade do Rock, no Parque Olímpico, via calha do BRT. O bilhete do Rock Express custa R$ 22, inclui o trajeto de ida e volta, e deve ser comprado no site: www.transporterockexpress.com.br 

A operação dos ônibus do Serviço Especial Rock Express foi uma autorização dada pela Prefeitura do Rio para a organização do evento.  

"É importante que as pessoas comprem antecipadamente as passagens de ida e volta, para que possam sair com rapidez do evento. Lembro que o Rock Express vai usar a calha do BRT, sem fazer paradas nas estações e vai direto para o terminal Centro Olímpico", afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio. 

O BRT não fará o transporte até a Cidade do Rock. A linha 53B sairá a partir do Terminal Alvorada, e não mais do Jardim Oceânico. A linha 50 não vai funcionar durante os dias do festival. Nos horários de pico, os passageiros que quiserem seguir para o corredor Transolímpica deverão pegar a linha 51A no Terminal Alvorada. 

Fechamento das estações de BRT 

- Rio 2: 14h às 6h 

- Parque Olímpico: 10h às 6h 

- Morro do Outeiro: Fechada para reforma a partir de 02/09. Previsão de reabertura: 12/09 

- Terminal Centro Olímpico: Fechado para o evento. Previsão de reabertura: 13/09 

BRT para moradores e trabalhadores 

Em virtude dos fechamentos das estações do entorno do Rock in Rio, os moradores e trabalhadores da região que utilizam o BRT para se deslocar devem utilizar as estações Riocentro e Minha Praia. 

Serviço de táxi 

A operação de táxi será realizada somente à noite, na saída do evento, a partir de 23h. O local de embarque será na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em frente ao Parque Olímpico. O taxista não está autorizado a operar o serviço de táxi dentro da área restrita. O acesso só será permitido para o taxista que estiver no local autorizado. 

< Mulher é presa suspeita de produzir placas clonadas Morte de influenciadora traz alerta sobre perigo ao engasgar <