Insegurança
De novo! Criminosos sequestram ônibus e interditam rua no Rio
Bandidos incendiaram lixeiras para o fechamento da via
A Rua Barão do Bom Retiro, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, foi novamente bloqueada por criminosos no fim da tarde desta quinta-feira (27). Além de atravessarem um ônibus na via, os suspeitos incendiaram caçambas de lixo, dificultando a passagem de veículos e pedestres.
A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência e reforçou o patrulhamento na região. Segundo a corporação, agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São João atuam no local, e o ônibus usado como barricada já foi retirado da pista. Bombeiros também foram chamados por volta das 17h15 para controlar as chamas.
Desde o início da semana, o clima na área do Morro do São João tem sido de tensão. Na terça (25), criminosos sequestraram 10 ônibus e os usaram para bloquear ruas. O Colégio Pedro II, que fica na região, teve o funcionamento afetado.
Segundo a Rio Ônibus, 16 coletivos tiveram suas chaves retiradas por criminosos somente nesta semana. No acumulado de 2025, 37 ônibus já foram sequestrados.
A Polícia Militar informou que "as ações dos criminosos são uma tentativa de desmobilizar uma ocupação da PM no Morro do São João". As equipes estão no local desde janeiro para evitar confrontos entre facções rivais do São João e dos Macacos.
Ainda em nota a PM ressaltou que "não houve incêndio em ônibus, mas sim em lixeiras públicas próximas ao veículo de transporte coletivo. O policiamento está intensificado no bairro para impedir ações delituosas".
Oito linhas de ônibus que passam pela região precisaram alterar seus itinerários por causa dos bloqueios. Alguns dos coletivos usados como barricadas pertencem às linhas:
- B58029 - 625 Olaria x Saens Pena (Araujo Leitão)
- C44655 - 638 Marechal Hermes x Saens Pena (rua não identificada)
- B25605 - 606 Engenho de Dentro x Terminal Gentileza (rua não identificada)
- B25601 - 606 Engenho de Dentro x Terminal Gentileza
- A29171 - 627 Inhaúma x Saens Peña


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!