Arapuca!

Ladrões montam falsa central de atendimento em banco de Niterói

Quadrilha faz vítimas com golpe do chupa-cabra

Bilhete aparece com diversos erros de português, inclusive no nome do banco
Bilhete aparece com diversos erros de português, inclusive no nome do banco |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Uma quadrilha de ladrões está fazendo vítimas em uma agência bancária de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, com um antigo golpe: o do chupa-cabra, dispositivo instalado em caixa-eletrônico que copia dados de cartões magnéticos.

Neste fim de semana, os bandidos atacaram novamente no Santander da Rua Gavião Peixoto, onde realizaram saques da conta de uma cliente que teve o cartão preso no caixa eletrônico. A agência contava com uma falsa central para ajuda. A vítima perdeu mais de R$ 5 mil.

Segundo a vítima, que não será identificada por motivos de segurança, ao ter o cartão preso na máquina, dois integrantes da quadrilha entraram e, bastante solícitos, se ofereceram para 'ajudá-la', sendo direcionada a ligar para um número falso colado na máquina, caindo na linha telefônica dos golpistas.

Ao ligar para a falsa Central de Atendimento, a vítima se deparou com um falso atendente do outro lado da linha solicitando seus dados bancários e dando a entender que seria para conseguir solucionar o problema.

Assim que informou os seus dados, os saques começaram. As notificações, então, foram chegando no celular da cliente. No total, o bando retirou mais de R$ 5 mil.  

Neste domingo (2), o ENFOCO foi até a agência bancária, e ainda encontrou os bilhetes falsos que estavam presos em dois dos quatro caixas no local. Nos restantes, a mensagem colada foi removida.

Observando é possível verificar erros de português no adesivo, como no site do banco e a palavra 'localicades'. Nele, dois telefones que divergem do que aparece no visor da máquina ganham destaque. A equipe de reportagem tentou ligar para ambos, mas uma mensagem de 'número impossibilitado de receber ligações' foi emitida.

  • Caso aconteceu na agência de Icaraí, na Rua Gavião Peixoto
    Caso aconteceu na agência de Icaraí, na Rua Gavião Peixoto
  • Mensagem de segurança e números corretos aparecem no visor do caixa eletrônico
    Mensagem de segurança e números corretos aparecem no visor do caixa eletrônico
  • Bilhete aparece com diversos erros de português, inclusive no nome do banco
    Bilhete aparece com diversos erros de português, inclusive no nome do banco
  

A quadrilha costuma agir aos fins de semana, quando o comércio no bairro está fechado, e as ruas, mais vazias. Procurado para esclarecer o fato, o Santander informou que os números presos no caixa não são os contatos oficiais do banco. Eles deram as seguintes dicas de segurança:

  1. Fique atento à presença de pessoas suspeitas. Ao digitar sua senha, evite que outros possam ver o movimento dos seus dedos no teclado;
  2. Em caso de dificuldades, não utilize celulares de terceiros para entrar em contato com o Banco. Seus dados ficam registrados na memória do aparelho;
  3. Fiação aparente, respingos de cola, fita adesiva e dispositivos obstruindo a saída do dinheiro costuma indicar adulteração do caixa eletrônico. Se ele apresentar esses sinais, não o utilize e entre em contato com a Central de Atendimento Santander;
  4. Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo. Caso contrário, não insira o cartão.
  5. Em caso de dúvida, procure um funcionário identificado ou ligue para nossa Central de Atendimento: os números de telefones oficiais estão no site do Santander ou no verso do cartão.

A vítima registrou o roubo na delegacia de Icaraí (77ª DP), onde foi avisada de que esse crime é comum e que é preciso evitar saques aos fins de semana.  

A Polícia Civil, também questionada, ainda não informou se há alguma investigação em curso sobre o bando.

< Morre ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, aos 85, em Brasília Donizete Pantera faz vídeo após recuperar carro: 'Só agradecer' <