Operação
PF desmantela esquema que usava documentos falsos para saque
O caso começou a ser apurado com o relato de um cliente da Caixa

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (2), uma nova etapa das investigações que apuram a atuação de um grupo especializado em fraudes bancárias no estado do Rio. A ação, batizada de Operação Ponto Fraco, tem como foco o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos, localizados em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Os mandados foram executados por equipes da Delegacia da PF em Volta Redonda, com apoio da unidade de Nova Iguaçu, após autorização da 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro.
O caso começou a ser apurado após o relato de um cliente da Caixa Econômica Federal, que teve sua conta acessada de forma irregular em uma agência de Barra do Piraí. O criminoso responsável pela fraude conseguiu realizar dois saques vultosos, um de R$ 37.500,00 e outro de R$ 30.050,00.
A partir desse episódio, os investigadores identificaram vulnerabilidades nos procedimentos de identificação de clientes da agência. As diligências permitiram rastrear a atuação de um grupo sediado em Duque de Caxias, apontado como responsável por articular e executar operações fraudulentas com uso de documentos falsificados.
Materiais recolhidos nas buscas serão encaminhados à perícia criminal federal. O objetivo é esclarecer a forma de operação do esquema, identificar outros possíveis participantes e verificar se há relação com fraudes adicionais cometidas contra instituições financeiras ou usuários. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e fraude bancária.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




