Justiça

Policiais envolvidos na morte de João Pedro poderão voltar à ativa

Agentes civis estavam afastados de seus cargos

João Pedro morreu aos 14 anos
João Pedro morreu aos 14 anos |  Foto: Rede Social
 

Dois policiais civis, que são investigados pela morte do menino João Pedro, poderão voltar à corporação para exercer atividades no setor administrativo. A decisão é do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nesta terça-feira (24). As informações são do G1. 

João foi morto há pouco mais de dois anos, no dia 18 de maio de 2020, em uma operação no Complexo do Salgueiro. Ele estava dentro de uma casa com mais cinco jovens. 

Em fevereiro, o Ministério Público apresentou uma acusação contra os dois policiais. Eles estavam afastados desde o início das investigações sobre a morte de João Pedro. A reintegração à corporação acontece por meio de um habeas corpus da defesa. Confira um trecho da denúncia do Ministério Público contra os policiais:

"Em total menoscabo (desprezo) pelas vidas dos moradores inocentes da localidade de Itaoca, [os policiais] adentraram no terreno e alvejaram, sem nenhum motivo justificador, a residência em cujo interior se encontravam seis jovens desarmados, vindo a atingir e matar a vítima".

Ainda de acordo com a denúncia do MP, os dois tentaram forjar provas, ao plantar armas no local e até mesmo disparar de dentro da casa em direção ao portão, para dar a sensação de que os dois foram atacados. Os dois seguem réus pelo crime de homicídio duplamente qualificado e fraude processual.

< Pais preocupados com ameaça de ataque a escola de SG: 'Vai morrer' Após relatar ameaças, Adriana Belém é transferida para Bangu <