Investigação
Quadrilha do falso exame médico é desarticulada no Rio
Esquema cruel foi descoberto pela polícia

Uma operação da Polícia Civil, que acontece nesta terça-feira (2), visa desarticular uma quadrilha que aplicava o golpe do falso exame médico, um esquema cruel que já atingiu famílias em todo o Brasil. Até o momento, um homem foi preso e outro está foragido.
Segundo os investigadores da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), os golpistas se passavam por médicos ou coordenadores de hospitais e ligavam para parentes de pacientes internados, dizendo que o estado de saúde tinha piorado e que seriam necessários exames urgentes e caríssimos, não cobertos pelo plano.
A vítima, em desespero, acabava fazendo transferências via Pix, acreditando que estava salvando o familiar. No entanto, era tudo mentira.
De acordo com a polícia, a quadrilha explorava justamente o momento de maior fragilidade das famílias, usando informações falsas, pressão emocional e a rapidez do Pix para fazer o dinheiro sumir.
Na Operação Fake Doc, coordenada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em endereços ligados aos quatro alvos, na Zona Oeste do Rio, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




