Logo Enfoco


    Operação Fallacia

    Quadrilha entra na mira da polícia após ataques contra prefeito de Itaboraí

    Grupo é acusado de disseminar fake news contra figuras políticas

    Publicado 28/11/2025 às 19:51 | Autor: Flávio Oliveira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Prefeito de Itaboraí Marcelo Delaroli estava entre os alvos da quadrilha
    Prefeito de Itaboraí Marcelo Delaroli estava entre os alvos da quadrilha |  Foto: Divulgação / Ascom Itaboraí

    A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (28) uma operação de combate a uma quadrilha especializada em promover 'fake news' contra autoridades de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, incluindo o prefeito Marcelo Delaroli. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao grupo.

    De acordo com a Delegacia de Itaboraí (71ª DP), a quadrilha atuava na formulação e divulgação de conteúdos ofensivos e inverídicos contra o prefeito e o deputado estadual Guilherme Delaroli. As publicações eram feitas principalmente na rede social Instagram, onde eram compartilhados vídeos com acusações consideradas infundadas pelos investigadores.

    Operação Fallacia

    As apurações realizadas pela operação Fallacia começaram após denúncias envolvendo pessoas que se apresentavam como opositores políticos e que teriam passado a atribuir crimes às autoridades municipais sem apresentar qualquer indício. Segundo a Polícia Civil, o objetivo do grupo era prejudicar a imagem pública dos agentes políticos.

    Durante a operação, foram apreendidos um computador, três tablets, quatro celulares, um drone, cinco pen drives e um cartão de memória. O material será periciado para identificar outros possíveis envolvidos, assim como eventuais financiadores e conexões com grupos semelhantes.

    Ainda segundo a investigação, dois integrantes já são investigados por outra distrital pelos crimes de extorsão e perseguição contra um prefeito de outra cidade.

    A 71ª DP informou que continuará ampliando ações de inteligência para combater práticas criminosas relacionadas à disseminação de conteúdos falsos e ataques digitais.