Vila Cruzeiro

Traficantes da Vila Cruzeiro tentavam migrar para comunidade aliada

Operação terminou com pelo menos doze mortes e cinco baleados

Polícia apreende arsenal de guerra na Vila Cruzeiro
Polícia apreende arsenal de guerra na Vila Cruzeiro |  Foto: via grupo Enfoco
 

Investigações de inteligência da Polícia Militar apontaram que traficantes do Comando Vermelho (CV) tinham como objetivo migrar para a Rocinha, antes da operação realizada nesta terça-feira (24) na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, que resultou na morte de 12 pessoas e deixou sete baleadas. Houve também apreensão de armas e drogas. 

De acordo com a polícia, cerca de 50 traficantes fortemente armados estavam preparados para 'potencializar' a Rocinha, na Zona Sul, comunidade da mesma facção. 

Segundo o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho, traficantes do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, e lideranças de facções do Norte e Nordeste do Brasil estavam no grupo reunido em um ponto estratégico da comunidade.

"Na madrugada nós identificamos uma grande movimentação de criminosos que controlam não só a Vila Cruzeiro, como outras comunidades, sendo uma delas, o Complexo do Salgueiro. Eles estavam reunidos na região onde houve, na semana, o ataque a tiros contra um helicóptero", disse. 

A operação contou com um efetivo de 80 policiais, entre PMs e agentes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Onze blindados foram usados para que os policiais pudessem entrar em áreas mais complicadas. e 11 veículos blindados.

Coletiva sobre operação na Vila Cruzeiro
Coletiva sobre operação na Vila Cruzeiro |  Foto: Marcelo Tavares
 

De acordo com o tenente coronel, Uirá Ferreira, comandante do Bope, a ação foi planejada há meses, juntamente com a PRF. Os agentes encontraram barricadas feitas com ferragens durante a incursão. 

Para o chefe do núcleo de investigações da PRF, Marcos Aguiar, criminosos do Rio estão se fortalecendo com as compras de armas, drogas e munições através de roubos de cargas no estado. 

A PM afirma que todos os mortos na operação são suspeitos de pertencerem ao tráfico de drogas. A cabeleireira Gabrielle Ferreira, de 41 anos, foi baleada dentro de casa e não resistiu aos ferimento. Cinco pessoas seguem hospitalizadas. Uma delas é um policial civil da Delegacia de Homicídios da Capital, atingido por estilhaços.

Ao todo foram apreendidos mais de 10 fuzis, várias pistolas, granadas e drogas. Mais de 30 veículos roubados, entre motos e carros, foram recuperados.  

Operação na Vila Cruzeiro termina com 12 mortos e vários baleados
Operação na Vila Cruzeiro termina com 12 mortos e vários baleados |  Foto: Marcelo Tavares
 

< Gabriel Jesus anuncia chegada de sua primogênita: 'Minha vida' Jogadora da seleção de vôlei recebe pena máxima por doping <