Política

CPI do Gás será prorrogada por 30 dias

Esferas de armazenamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da Refinaria Duque de Caxias - REDUC
Esferas de armazenamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da Refinaria Duque de Caxias - REDUC |  Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras
O prazo para finalização da CPI era 18 de fevereiro deste ano. Foto: Agência Petrobras

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investiga a distribuição de gás no estado será prorrogada por mais 30 dias. A determinação é do requerimento 197/20, aprovado, em discussão única, nesta terça-feira (8). O requerimento será publicado no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

O prazo para finalização da CPI era 18 de fevereiro deste ano. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, a Mesa Diretora da Alerj suspendeu todos os prazos de funcionamento das comissões especiais e CPIs em atuação no Parlamento Fluminense.

Instalada em maio de 2019, a CPI do Gás já realizou 16 reuniões, incluindo importantes oitivas com representantes das concessionárias do setor e da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio (Agenersa).

O presidente da CPI, deputado Max Lemos (PSDB), deu a seguinte declaração durante a instalação da comissão.

“A produção não é um problema no estado, mas a distribuição é. Temos que entender porque a tarifa do gás é tão alta no Rio de Janeiro, inclusive mais cara que a cobrada em São Paulo. Não podemos esquecer que somos o maior produtor brasileiro. Precisamos entender algumas decisões que a Naturgy - empresa que distribui o gás na capital e na Região Metropolitana do estado - tomou e por que o serviço prestado à população é tão ruim”, afirmou o parlamentar.

O vice-presidente da CPI é o deputado Jair Bittencourt (PP) e o relator da comissão, deputado Rodrigo Bacellar (SD). Integram a comissão os deputados Rodrigo Amorim (PSL), Márcio Canella (MDB), Dionísio Lins (PP), Brazão (PR) e Val Ceasa (Patriota), além do de Bruno Dauaire (PSC), que está licenciado.

< Foragido por estupro de vulnerável é preso em Maricá Lixo eletrônico vira árvore de Natal em Niterói <