Política

PT de Dimas fecha fase de convenções em São Gonçalo

Dimas e Marlos formam a chapa na disputa pela Prefeitura. Foto: Ezequiel Manhães - Colaboração

O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu em convenção na noite desta quarta-feira (16) o médico sanitarista Dimas Gadelha como candidato a prefeito de São Gonçalo nas eleições 2020. Como candidato a vice-prefeito foi escolhido o advogado Marlos Costa (PDT).

A união dos funcionários públicos forma uma chapa progressista na cidade com o apoio do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Rede Sustentabilidade. As agremiações compõem a coligação "São Gonçalo Pode Mais+".

Os prefeitos de Maricá e Niterói, Fabiano Horta (PT) e Rodrigo Neves (PDT), além do ex-governador Anthony Garotinho (PROS) - também aprovam as alianças já definidas.

Em seu discurso, Dimas criticou a atual gestão da cidade e disse que não é possível ter resultados novos com estrutura e processos antigos. "Vamos defender a democracia e o Estado de Direito em todo momento. Essa chapa tem esse compromisso", continuou.

Fabiano Horta (à esquerda) esteve presente na convenção. Foto: Ezequiel Manhães - Colaboração

Horta se achegou aos candidatos no encontro realizado no Clube Tamoio, no Centro de São Gonçalo. "É hora de afirmar o interesse público, a dignidade pública, a força do coletivo: o que Dimas e Marlos vão fazer", contou.

As relações políticas marcam a ideia do programa de governo de Dimas em se inspirar nas gestões de Niterói e Maricá.

"Essa aliança foi construída na política, na auto-estima, recuperação da cidade, debate programático. Estamos coroando esse momento" contou João Maurício de Freitas, presidente estadual do PT.

Marlos contou sobre o longo processo de conversas que teve com Dimas, até o anúncio da chapa.

"Estamos conversando há mais de um ano para chegar neste dia e anunciar essa chapa. Chegou um momento que a gente falou que não dava para o campo progressista ficar dividido. Chegamos a uma decisão que é fruto de muita maturidade, respeito e compromisso com esse município", acrescentou.

Agora coordenador estratégico da campanha, Gilson do Cefén (PROS), que desistiu da pré-candidatura a prefeito na semana passada, após um encontro com aliados, disse que "tirou a vaidade do coração" para que a chapa Dimas/Marlos vença o primeiro turno.

"Conversando com Dimas, Marlos… chegamos a conclusão que tínhamos que escolher o melhor para São Gonçalo. A cidade não aguenta mais esse desgoverno. Dimas é meu amigo, pessoa de palavra, de caráter, por isso eu abri mão. O Marlos eu nem preciso dizer...", disse.

Por lei, o prazo da realização das convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos que disputarão as eleições municipais deste ano termina às 23h59 desta quarta-feira (16). São Gonçalo é um dos maiores colégios eleitorais do Rio de Janeiro, com mais de 660 mil eleitores.

Trajetórias

O médico sanitarista Dimas Gadelha já foi secretário de Saúde (2015-2018) do atual prefeito José Luiz Nanci (Cidadania). Em 2018, tentou se eleger como deputado federal pelo DEM, partido de centro-direita e teve pouco mais de 16 mil votos. Migrou para o PT, partido de esquerda, a partir de um convite do ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá, um de seus principais aliados.

Ele foi anunciado como pré-candidato ao cargo máximo da prefeitura de São Gonçalo em dezembro do ano passado. Caso eleito, disse que planeja exportar programas bem-sucedidos da vizinha Maricá, como o Passaporte Universitário; Transporte com tarifa zero (Vermelhinhos) e Moeda Local.

Já o advogado Marlos Costa foi candidato a prefeito em São Gonçalo pelo Partido Social Brasileiro (PSB) nas eleições de 2016. Ele concorreu com chapa mista levando Ilcéa Borges (PTB) como vice. A dupla obteve a quinta maior votação no 1º turno, com pouco mais de 40 mil votos.

Marlos exerceu mandato de vereador por duas vezes. Também foi secretário de Desenvolvimento Social do então prefeito José Luiz Nanci. Ele mudou de legenda no início deste ano.

< Diego Alves recuperado da Covid-19 Dejorge define vice na chapa pela Prefeitura de São Gonçalo <