Novo comandante da Guarda de Maricá toma posse com anúncio de nova sede

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Luciano Moretti assume o comando no lugar de Renato Moreira. Foto Ibici Silva
Luciano Moretti assume o comando no lugar de Renato Moreira. Foto Ibici Silva

O novo comandante da Guarda Municipal de Maricá, Luciano Moretti, tomou posse na tarde desta quarta-feira (15) com anuncio de construção de uma nova sede do Grupamento Tático Operacional (GTO) e da Guarda Ambiental. Moretti que atua na instituição há 17 anos e chegou a ocupar a mesma função em 2012 e assume o comando no lugar de Renato Moreira.

“Sozinho a gente não vence essa luta. Deus está na nossa frente e abrirá os caminhos para a gente. Vamos trabalhar pelo bem da comunidade, a demanda não para”, finalizou.

O nome escolhido assumir para subcomando é o de Carlos Eduardo Silva, que atua há quase 15 anos na instituição.

O secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional, tenente-coronel Júlio Cesar Veras, presidiu a cerimônia.

“Quando eu tinha uma guarda municipal atuante, o meu comando ia muito bem. A gente tem que valorizar a nossa Guarda. Antes, eram só coronéis da PM ou outros servidores que assumiam o comando e há 10 anos a instituição assumiu o controle. Isso é uma conquista importante”, informou o secretário.

Secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional, tenente-coronel Júlio Cesar Veras participou da cerimonia de troca. Foto: Ibici Silva

Veras ainda declarou que quando assumiu a Secretaria, a Guarda entendeu a questão de Ordem Pública Municipal e citou desafios como o Natal Iluminado, o Carnaval e a própria pandemia.

“Pela primeira vez, conseguimos organizar o Carnaval sem aumento de ocorrências. Logo depois, quando pensamos que fôssemos descansar veio a pandemia, e mais uma vez a Guarda conduziu com maestria todas essas ações. As barreiras sanitárias receberam apoio da população após algumas semanas. A Guarda alcançou o espaço que ela nunca teve, emponderada, sabendo que tinha respaldo de acordo com a lei. A palavra de hoje é de muito agradecimento. Renato Moreira e Jean entraram para a história da Guarda. A escolha do Moretti, desde o primeiro dia me chamou atenção. É uma responsabilidade grande pegar o comando na atual conjuntura”, emendou.

Moreira, que deixa o comando, explicou que o processo é algo natural e que está feliz do Moretti estar retornando, por considera-lo uma pessoa responsável e profissional.

“Eu desejo boa sorte ao Moretti. Espero que os próximos comandos sejam sempre melhores, que significa que estamos evoluindo”, disse.

Já o novo comandante, anunciou a que pretende investir na construção da nova sede do Grupamento Tático Operacional (GTO) e da Guarda Ambiental, sem dar mais detalhes.