Orquestra da Grota se apresenta no Festival Mimo para Crianças no Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Orquestra da Grota vai se apresentar em festival na Zona Sul do Rio. Foto: divulgação

A Orquestra da Grota está entre as atrações do Mimo para Crianças, versão infantil – inédita no Rio – do tradicional festival internacional de música que completa 15 anos em 2022. Com o espetáculo “Do barroco ao barraco”, o grupo irá apresentar obras do período marcado por compositores consagrados como Handel e Vivaldi, construindo uma ponte com a atual realidade brasileira, retratada em canções de artistas como Zé Keti, Sivuca e Djavan. O concerto é nesse domingo (16), às 11h, no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, que fica no interior do Parque da Cidade, na Gávea, Zona Sul do Rio. A entrada é gratuita.

Fundador do Espaço Cultural da Grota, projeto social que abriga a Orquestra, o músico e professor Márcio Selles conhece bem as realidades das duas épocas retratadas no concerto. Ao lado da esposa e também musicista Lenora Mendes, eles integraram o Conjunto de Música Antiga da UFF e coordenam os cerca de 20 instrumentistas da Grota, já habituados a transitarem entre os diferentes estilos musicais.

“Ficamos muito felizes com o convite e, principalmente, com a proposta que nos foi apresentada, de unir estilos e épocas aparentemente muito diferentes num mesmo espetáculo, mas que, de certa forma, guardam entre si aspectos comuns, já que o barroco foi um movimento que contribuiu, no século 18, para ensinar música a meninas de um orfanato em Veneza. Hoje, trabalhamos com a formação de crianças e jovens de comunidades carentes, dando continuidade a essa magia que a arte proporciona, que é a de formar cidadãos”, afirma Márcio.