Plataforma Digital facilita solicitação de serviços públicos para idosos

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1.836 serviços estão disponíveis no site. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Filas grandes, desconfortáveis, poucos atendentes disponíveis e urgência para solicitar um serviço público. Vários idosos já passaram por essa situação. Mesmo com atendimento prioritário, alguns serviços públicos não são tão eficientes quanto a internet.

Para facilitar e agilizar o atendimento à população com mais de 60 anos, o Governo Federal ampliou a rede de atendimento de alguns serviços essenciais como solicitação de aposentadoria, perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualização de dados cadastrais, solicitação de pensão por morte, entre outros – para a web

Para homens ou mulheres que contribuíram durante o período mínimo – 35 e 30 anos, respectivamente – exigido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a solicitação de aposentadoria pode ser facilmente preenchida na nova plataforma.

“Buscamos a transformação digital dos serviços públicos e a oferta em canais digitais simples e unificados. O cidadão, em especial o de mais idade, pode agora acessar o portal Gov.br e realizar diversos serviços sem sair de casa. Isso é bom para todos, ainda mais em um momento delicado para a saúde dessas pessoas”, ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

De acordo com os números apresentados no portal Gov.br, 1.836 serviços estão disponíveis no site. O número representa 54% de todos os serviços oferecidos pelo governo. Destes, sete serviços apesentam mais de 500 mil solicitações anuais: solicitação de Aposentadoria por Tempo de Contribuição, atualização de dados cadastrais, solicitação de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, solicitação de cópia de processo do INSS, cadastro ou renovação de procuração, marcação ou remarcação de perícia médica do INSS e solicitação de pagamento de benefício não recebido.