Política

Policiais são homenageados na Câmara de Niterói

Policiais receberam homenagem na Câmara de Niterói. Foto: Plantão Enfoco

Policiais civis e militares com atuação em Niterói receberam, na tarde desta quarta-feira (23), premiação de boas práticas pela atividade policial em 2020. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores no Centro.

O ato foi específico para lembrar a ação conjunta que culminou na prisão de um homem, de 26 anos, em janeiro do ano passado, apontado pela Polícia Civil de ter sido o autor da tentativa de assalto cometida contra o vereador de Niterói Renato Carriello (PDT), em dezembro de 2019.

À época o criminoso foi capturado no bairro do Rocha, em São Gonçalo. A prisão foi fruto de uma ação conjunta realizada por Policiais Civis da 78ª DP (Fonseca), com apoio de agentes da 79ª DP (Jurujuba) e militares do Batalhão de Niterói (12º BPM), homenageados no parlamento.

"Essa data marca a integração existente em Niterói. Hoje você vê policiais civis, militares, Vereadores, tudo com o mesmo objetivo: que é tornar Niterói cada vez mais segura. Essa integração faz a diferença", disse o comandante do Batalhão de Niterói coronel Sylvio Guerra.

Representante da Comissão de Segurança Pública, o parlamentar Renato Cariello (PDT) destaca que o ato desta quarta serve para reconhecer e valorizar essa e demais ações praticadas pelas forças de segurança da cidade. A solenidade foi adiada anteriormente por conta da pandemia de Covid-19.

"É importante valorizar as ações praticadas pelas forças de segurança, em especial aos policiais civis lotados na 76ªDP, na 79ª DP, e integrantes da Polícia Militar, sob o comando do coronel Silvio Guerra, que vem reduzindo consideravelmente os indicadores de criminalidade na cidade de Niterói. O elemento praticou vários roubos na cidade e graças a ação conjunta foi possível prender e esclarecer oito roubos praticados por ele", disse.

Também estiveram presentes na solenidade o subcomandante do 12º BPM, tenente coronel Aristeu de Góes Lopes, e demais policiais do batalhão que participaram da ação; o delegado titular da 76ª DP, Luiz Henrique Marques, junto a equipe da distrital.

De acordo com a Polícia Civil, em menos de dez dias o Setor de Roubos e Furtos da delegacia do Fonseca (78ª DP) já tinha finalizado as investigações, que revelavam a identidade do responsável pelo crime contra o político.

A tentativa de assalto aconteceu em 30 de dezembro de 2019, na porta da casa de Renato Cariello (PDT), no bairro Engenhoca, Zona Norte de Niterói. Na ocasião, ele chegou a ser ferido por estilhaços de tiro na perna.

No dia do crime, Cariello foi socorrido para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, recebeu atendimento e acabou liberado.

Em depoimento, Renato Cariello contou que tudo aconteceu quando ele arrumava as malas no carro para fazer uma viagem até Saquarema, na Região dos Lagos. Durante a abordagem do criminoso, o político disse que reagiu e houve luta corporal com o acusado, que disparou.

< Museu da Justiça de Niterói reabre ao público Eurocopa: em rodada louca, Grupo F classifica gigantes e tem recorde de CR7 <